Na tarde desta terça-feira (3), Ribamar Araújo (PR), foi empossado deputado estadual pelo presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (PRB), na abertura dos trabalhos legislativos, após o recesso da casa de leis.
Ribamar assumiu o mandato no parlamentarismo no lugar de Aélcio da TV (PP), após o progressistas ter o diploma cassado pela Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato de Aélcio, em decorrência do uso abusivo de veículo de comunicação ainda na campanha para ser eleito deputado em 2018.
A procuradoria sustentou que na campanha, Aélcio veiculou clipes, reportagens e comentários no programa ‘Rondônia de Coração', transmitido pela TV Meridional no período das eleições.
Ainda segundo a representante da denúncia, foi verificado que teve promoção pessoal e de cunho político na exibição do programa. O tempo dessa veiculação foi quatro vezes superior ao de propaganda eleitoral de toda a coligação.
Em contrapardida, a defesa de Aélcio declarou que o então deputado somente estava fiscalizando o processo de suas emendas, porém, a decisão foi mantida.
Ribamar Araújo assume o mandato como deputado eleito, devido ao processo de retotalização de votos e não como suplente.