ELEIÇÕES 2020: Processo que pode mudar composição da Câmara da capital está nas mãos da Justiça

Caso a denúncia seja considerada procedente pela Justiça Eleitoral, todos os 30 candidatos do PSD teriam os votos recebidos anulados

ELEIÇÕES 2020: Processo que pode mudar composição da Câmara da capital está nas mãos da Justiça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Poder Judiciário Eleitoral deve julgar nos próximos dias uma ação de investigação impetrada contra todos os candidatos a vereador do PSD no último pleito em Porto Velho por graves indícios de que a legenda tenha possivelmente ingressado com candidatas “laranjas” para compor o quociente de mulheres exigido por Lei. 
 
De acordo com a ação de investigação, duas candidatas do PSD, uma que recebeu nove votos e outra que não teve nenhum voto, seriam essas as supostas "laranjas".
 
Nas investigações apresentadas no processo,uma dessas candidatas não teria promovido qualquer ato de campanha durante a eleição, não apresentou prestação de contas parcial, e recebeu R$ 3 mil de fundo eleitoral e apresentou requerimento de cancelamento do seu registro de candidatura, sem que o partido providenciasse a sua necessária substituição.
 
Ambas as candidatas não declaram sequer as confecções de materiais de campanha cedidas pelo partido. As únicas declarações de receitas e despesas se referem ao recebimento de doação do partido e gasto com serviços de contabilidade e assessoria jurídica, por parte da candidata Ediléia.
 
Mudança
 
Caso a denúncia seja considerada procedente pela Justiça Eleitoral, todos os 30 candidatos do PSD teriam os votos recebidos anulados. 
 
Com uma suposta anulação de votos por conta desse processo, a conta do quociente eleitoral cairia para uma cadeira na Câmara de Vereadores que ficaria com o Partido Verde – PV. 
 
Casos semelhantes
 
No final de 2020 a Justiça Eleitoral do Mato Grosso, cassou o mandato de um vereador, após ser comprovado que o Partido Social Democrata Cristão – PSDC de Cuiabá não teria cumprindo a cota de mulheres. 
 
Em um caso Piauí, ocorrido em 2019, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE julgou um caso procedente um caso semelhante, onde cinco candidatas à Câmara de Vereadores da cidade de Valença tiveram votação inexpressiva, não praticaram atos de campanha e nem tiveram gastos declarados em suas prestações de contas.
 
A decisão está nas mãos da Justiça Eleitoral de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS