DA VACINAÇÃO: Anderson indica inclusão de doadores de sangue e de medula entre prioritários

O objetivo é incentivar o aumento no número de doadores para manter o estoque de sangue no intuito de elevar a reserva de para atender os pacientes necessitados.

DA VACINAÇÃO: Anderson indica inclusão de doadores de sangue e de medula entre prioritários

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Devido ao baixo número de pessoas a comparecerem nos Fhemerons espalhados pelo Estado, o pouco estoque de sangue e o aumento significativo dos números de casos positivos do novo Coronavírus (COVI-19), alertou o deputado Anderson Pereira (PROS), à encaminhar indicação ao Governo do Estado com cópia para a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), para efetuar com extrema urgência a inclusão de doadores de sangue e medula óssea no grupo prioritário para receberem gratuitamente vacinas oferecidas contra a COVID-19, prevista para iniciar ainda no corrente mês de janeiro.
 
O objetivo é incentivar o aumento no número de doadores para manter o estoque de sangue no intuito de elevar a reserva de para atender os pacientes necessitados. Atualmente, a Lei de Vigilância Epidemiológica, não menciona nenhum grupo de pessoas como prioritário. Entretanto, segundo o deputado Anderson, como a vacinação é um processo complexo e demorado, é necessário definir regras parar proteger os mais vulneráveis à doença e evitar que afete doadores frequentes.
 
Ainda segundo o parlamentar, a vacinação é ação relevante de intervenção em saúde pública. “É mais fácil e mais econômico prevenir as doenças do que tratá-las. As vacinas são seguras, podem evitar internações, agravamento de doenças e até óbitos. É uma medida que produz efeitos positivos na saúde, refletindo na qualidade de vida e no envelhecimento saudável da população, além de evitar epidemias que causam gastos vultosos com internações.
 
Ele também defende prioridade na imunização de profissionais de saúde por estarem mais expostos à doença; e de idosos, pessoas com doenças crônicas e indígenas pela situação social de vulnerabilidade em que se encontram. 
 
Anderson espera uma resposta rápida por parte do Estado na intenção de priorizar esse grupo, incentivar e mandar o estoque de sangue suficiente para atender quem precisa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS