DEPUTADO ESTADUAL: Laerte Gomes destaca importância do BASA para a economia de RO

Parlamentar participou de videoconferência com o presidente da instituição, Valdecir Tose que abordou o crédito digital

DEPUTADO ESTADUAL: Laerte Gomes destaca importância do BASA para a economia de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quarta-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) participou de uma reunião do Banco da Amazônia de Rondônia (BASA), na Superintendência Regional de Rondônia (Super-RO) que contou com a participação, por videoconferência, do presidente da instituição, Valdecir Tose.
 
Na pauta da reunião, que contou ainda com a presença do deputado Chiquinho da Emater (PSB), Tose falou sobre as oportunidades de negócios sustentáveis, entre os quais, os programas de financiamento do BASA, a exemplo do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
 
Segundo Valdecir Tose, o FNO é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.
 
“E hoje, os caminhos que a instituição está tomando no momento é de estender os braços do banco para parceiros, através de repasse, para credenciados, através de correspondentes bancários e na parte de microcréditos, estamos  outras unidades, antes o BASA trabalhava com microcrédito só em Porto Velho e a ideia agora é abrir em Ariquemes e Cacoal de forma totalmente digital, sem a necessidade do banco abrir uma agência física”, destacou Tose.
 
Ele ainda explicou que o BASA tem interesse em abrir agências que fogem do modelo tradicional, mas sim, agências voltadas para o crédito.
 
“Porque nós somos um banco de desenvolvimento, um banco de fomento. Temos outras linhas como poupança, conta corrente, empréstimos, mas o foco é o fomento. Não posso abrir uma agência tradicional que tem um custo muito elevado, e é aí que eu perco a questão da eficiência. O transporte de valores, por exemplo, para Machadinho do Oeste, onde precisamos ter uma agência, é absurdamente caro e isso começa a inviabilizar a agência. Então é muito melhor trabalhar com crédito, sem dinheiro. E hoje temos condições de fazer isso. Sabemos que é um passo difícil, mas já estamos avançando e conta com o apoio das federações, da Emater, do Governo de Rondônia para que possamos expandir ainda mais essa parceria que sempre tivemos”, enfatizou Tose.
 
Após agradecer o convite para participar da videoconferência, o presidente Laerte Gomes, ressaltou a importância do Banco da Amazônia para a economia de Rondônia.
 
“O BASA é peça fundamental para o desenvolvimento da nossa agricultura, das nossas indústrias. Aproveito para ressaltar o comprometimento do nosso superintendente aqui em Rondônia, Diego Campos, que no acompanhou em várias visitas a indústrias de Ji-Paraná, junto com o senador Marcos Rogério, onde pudemos ver in loco a importância do BASA na vida dessas empresas, de como as oportunidades do banco agregam valor ao setor produtivo. Os próprios produtores confirmaram que o crescimento deles e o tamanho em que estão, os empregos que eles estão gerando, devem ao principal parceiro que é o BASA”, contou o presidente Laerte.
 
O parlamentar reforçou que a instituição é responsável por fomentar o setor produtivo de Rondônia e parabenizou a gestão do superintendente Diego Campos pelo interesse de andar por todo o estado.
 
“E é isso que temos que ter, interatividade. A primeira vez que convidamos o Diego para ir ao interior visitar os empresários ele foi de imediato, se colocou à disposição para ver de perto como é a nossa Rondônia, que cresce e desenvolve a cada dia. E como presidente da Assembleia, aqui acompanhado do colega deputado Chiquinho da Emater, também coloca nossa Casa à disposição do BASA para continuarmos com essa parceria e interagimos sempre a favor do desenvolvimento do nosso estado”, concluiu o parlamentar.
 
Participaram da reunião representantes da Emater, Sedam, Seagri, Faperon, Sedi/Suder, Fazer, Incra e o advogado Fabrício Jurado, representando o senador Marcos Rogério.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS