Em visita a secretaria da Seas ( Secretaria Estadual de Assistência Social) que tem como titular da pasta a primeira dama do Estado, Luana. Rocha, o deputado estadual, Jair Montes, foi conferir como está o andamento dos programas de transferência de renda a população mais necessitada .
A Seas tem meu apoio para prestar essa assistência a quem precisa e lembrando que os programas assistenciais : Mamãe Cheguei e Criança Feliz precisam ter adesão dos 52 municípios do Estado.
“ A nossa capital, Porto Velho ainda não fez essa adesão a este programa e temos mães que precisam dessa renda pra fazer seu enxoval, é uma transferência de renda direta do governo federal . Seja no município que você estiver, você que vai ser mãe pode fazer seu cadastro junto as prefeituras ou secretarias responsáveis é um direito e tenho lutado para garantir isso e inclusive quem se inscreveu já está recebendo . “ Ressaltou o deputado estadual .
Luana Rocha informou a Jair Montes, que está em andamento pela Seas o Programa AMPARO, criado neste primeiro momento para dar apoio às famílias em vulnerabilidade social e que mecanismos de prevenção foram criados para combater fraudes .
E que agora tem mais esses dois programas em andamento e Que esta aberta aa 2ª FASE DE CADASTRAMENTO do MAMÃE CHEGUEI:
Saiba como se cadastrar
• TOTAL DE KITS (1.550)
• JÁ ENTREGUES: (1.120)
2ª FASE MAMÃE CHEGUEI:
INÍCIO: 11/08 (Terça-feira)
FIM: 05/09 (SETEMBRO)
COMO PARTICIPAR:
Para participar do Programa MAMÃE CHEGUEI - 2ª Fase/2020 a gestante deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do seu município.
DOCUMENTAÇÃO:
Para fazer o cadastro no programa a gestante deve levar ao CRAS os seguintes documentos:
• Comprovante de inscrição do Cadastro Único do Governo Federal, fornecido pela Gestão Municipal do CADÚNICO;
• Documento de identificação pessoal;
• Inscrição no Cadastro de Pessoa Física - CPF;
• Comprovante de residência;
• Cartão do pré-natal da gestante.
CONDICIONALIDADES:
Para receber kit natalidade do Programa MAMÃE CHEGUEI a gestante deve:
• Estar em situação de vulnerabilidade social e inscrita no CADUNICO;
• Ser acompanhada pela rede municipal do SUAS;
• Estar com o pré-natal em dia.
SOBRE O PROGRAMA:
- Objetivo: Reduzir a mortalidade infantil por meio do fortalecimento do vínculo parental entre gestante e recém-nascido.
- Incentivar a realização de consultas para acompanhamento da saúde do bebê, além de promover a melhoria da qualidade de vida e autossustentação das famílias beneficiárias;
PÚBLICO – ALVO: Gestantes e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade social acompanhados pela rede municipal do SUAS e SUS.
DADOS
TOTAL de kits enxovais: 1.550 kits (1.120 já foram entregues)
Meta do Plano de Ação: 300 gestantes
COMO FUNCIONA
- A Seas fornecerá um Kit Enxoval a gestantes em situação de vulnerabilidade social e econômica condicionado ao acompanhamento gestacional no âmbito da saúde e assistência social, valorizando as ações da assistência ao pré-natal, parto e nascimento, com o intuito de contribuir para a diminuição da mortalidade materna e neonatal.
- O kit enxoval é composto por 19 itens como travesseiro, jogo de lençol de berço, banheira, fraldas de pano e descartáveis, pagãozinho, macacão, camiseta, toalhas, bolsa, sabonete, entre outros.
CRITÉRIOS PARA ACESSO AO PROGRAMA
Ter no máximo 20 semanas de gestação (5 meses);
Estar inserida no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF);
Estar inserida no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);
Estar inserida no Cadunico (com dados atualizados em até 24 meses);
Fazer parte dos programas CRIANÇA FELIZ E CRIANÇA FELIZ MAIS;
Cumprir as etapas de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único da Assistência Social (Suas);