O deputado estadual Anderson Pereira (PROS), encaminhou ao poder executivo com cópia para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), requerimento solicitando informações e providencias quanto a realização de cirurgias eletivas (urgência), durante o estado de calamidade pública devido a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com sua justificativa, o parlamentar, as cirurgias eletivas, aquelas que podem ser feitas sem representar grandes danos aos pacientes, estão suspensas enquanto durarte a pandemia. No entanto as cirurgias de urgência, aquelas que quando adiadas podem trazer sérios danos, por vezes até irreversível causando a morte do paciente, seriam mantidas.
Ocorre que muitos pacientes tem relatado que não estão conseguindo o devido atendimento para a realização das cirurgias de urgência já prescritas em consultas medicas o que vem causando inúmeros transtornos e aumento da enfermidade, bem como o risco de morte aos que precisam necessitam do procedimento cirúrgico.
Entretanto o parlamentar ressalta a importância do retorno imediato destas cirurgias, levando em consideração crescente número de pessoas que aguardam nas filas, evitando que os mesmos venham sofrer qualquer consequência ou agravamento de suas patologias.