CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Jhony Paixão quer mais visibilidade nos canais de denúncias de violência

O parlamentar sugere a inclusão também dos números de contatos dos Conselhos Tutelares do Município.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Jhony Paixão quer mais visibilidade nos canais de denúncias de violência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O isolamento social imposto pela pandemia da Covid- 19 desde o mês de março fez crescer uma triste estatística no Brasil: a violência contra crianças e adolescentes de até 19 anos. Todos os dias são notificados, em média, 233 agressões como física, psicológica e tortura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria.
 
Uma boa parte tem como autores pessoas do círculo familiar e de convivência das vítimas. Para que as crianças e adolescentes sejam conscientizados sobre o tema, o deputado estadual Cabo Jhony Paixão (Republicanos), protocolou na Assembleia Legislativa de Rondônia, o Projeto de Lei que obriga a divulgação dos canais de denúncias de abuso e violência (Disque 100) durante as transmissões das videoaulas e aulas ao vivo via internet  disponibilizadas pela rede de ensino pública e privada no Estado.
 
“As videoaulas e aulas ao vivo via internet, disponibilizadas pela rede pública e particular de educação, são excelentes ferramentas para propagação dessa informação, principalmente nesse período de maior vulnerabilidade, na medida em que, não só crianças e adolescentes passam a ter acesso aos canais de denúncias e consequente conscientização das violações”, explicou o parlamentar.
 
A aula via remota é também uma forma de conscientizar o núcleo familiar sobre o assunto, já que de alguma forma, em muitos casos, integrantes da família voltaram a participar do processo de aprendizagem dos seus filhos e acabam acompanhando os materiais enviados, as aulas ministradas e a realização de atividades. “A família é meio essencial à promoção da cidadania, contudo, dada a dinâmica de privacidade, própria das relaçõesfamiliares, é necessário que crianças e adolescentes possuam ferramentas para, em caso da existência de violência faça a denúncia”, destacou Jhony.
 
No texto do PL estão inclusos também que sejam divulgados os números de contatos dos Conselhos Tutelares do Município, bem como o material a ser usado assegurando a máxima proteção de crianças e adolescentes, respeitando o preceituando pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Rondônia e Amazonas são os estados que mais registraram violência contra os filhos, com 5% , durante esses meses da pandemia. Em 2017, cerca de 300 milhões de crianças, de 2 a 4 anos, em todo mundo, foram diariamente submetidas a maus tratos por cuidadores adultos, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que também recomenda o aumento do compartilhamento de informações sobre os serviços de apoio disponíveis para crianças e adolescentes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS