Para os aposentados e pensionistas, o Dr. França, disse estar trabalhando junto ao setor responsável no ministério para regulamentação normativa sobre o tema
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na terça (10), o deputado federal Mauro Nazif (PSB - RO), esteve em reunião com o presidente da Comissão dos Ex-Territórios, Dr. Jamison França, no Ministério da Economia em Brasília, para cobrar diversos temas sobre a transposição de servidores do estado de Rondônia.
Durante a reunião o parlamentar questionou diversos temas, como: a questão dos aposentados e pensionistas; NI para NA; a questão dos cinco anos; o Art. 29º, APO, servidores do administrativo, planejamento e orçamentário; Art. 6º, a polícia civil; os policiais militares demitidos sem justa causa e sem direito de ampla defesa; os professores leigos; os 317 professores que foram transpostos para a União, e depois judicialmente foram devolvidos para o estado e as empresas: CERON, BERON, TELERON, EMATER e outras.
Para os aposentados e pensionistas, o Dr. França, disse estar trabalhando junto ao setor responsável no ministério para regulamentação normativa sobre o tema. Sobre o nível intermediário e nível auxiliar, o presidente assegurou que todos os casos indeferidos até então, serão reanalisados. Quanto a questão de servidores com tempo de aposentadoria, terem que trabalhar mais cinco anos, ao vir para a União, França disse que as tratativas devem ser feitas no Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos - DEPEX, do Ministério da Economia. Para as questões envolvendo o art. 29, e os indeferimentos dados por intempestividade, França, disse que está sendo feito nota técnica, e que os indeferimentos serão revisados.
Sobre os professores leigos, França, disse já existir um parecer sobre o tema, e no momento se encontra na Consultoria Jurídica – CONJUR, do Ministério para finalização. Sobre os 317 professores, que foram transpostos para a União e em seguida foram devolvidos judicialmente para o estado, França, disse que o tema também precisa de regulamentação para ser tratado. Quanto ao Art. 6, que aborda temas como, desvio da função e escolaridade, na polícia civil, o presidente disse que vai haver uma reunião para alinhamento com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN, e aqueles processos de pessoas que tenham a escolaridade confirmada, entre 1981 e 1987, já estão sendo enquadrados. Em relação as empresas, CERON, TELERON, BERON, EMATER e outras, a comissão, aguarda parecer técnico da CONJUR. Quanto aos policiais militares demitidos sem justa causa e sem direito de ampla defesa, França disse precisar rever a situação junto ao governo do estado.
“Vejo que pontos importantes estão avançando, como a questão do NI/NA que pode ser reparado e que trouxe prejuízos enormes aos servidores do Estado e também a regulamentação para os aposentados e pensionistas. Vamos continuar cobrando a comissão e aguardando as manifestações da CONJUR”, disse Nazif.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!