REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Confúcio destaca a importância da agricultura familiar na Amazônia

"A regularização fundiária irá, sem dúvidas, melhorar o ambiente produtivo e permitir que as famílias captem recursos para a compra de novos equipamentos e insumos agrícolas”, defendeu

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Confúcio destaca a importância da agricultura familiar na Amazônia

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Confúcio Moura (MDB/RO) defendeu nesta quinta-feira (12), em Plenário, a importância da agricultura familiar na Amazônia. Segundo ele, ao chegar em Rondônia, na década de 70, as cidades eram desertas e a estrutura precária. Lembrou que era um dos poucos médicos do estado naquela época, mas conquistou um aprendizado valioso. “Aprendi, pela convivência com meus amigos, a respeitar as diferenças, as tradições e a reconhecer a sabedoria dos agricultores”, enfatizou. 

 

Confúcio falou que, quem conhece a agricultura familiar na Amazônia entende o uso das queimadas para renovar as pastagens, combater carrapatos e pragas nos plantios. “São práticas antigas, ultrapassadas, mas para serem substituídas precisaria de pesados investimentos”, destacou ao lamentar a política de criminalização do pequeno agricultor, como se as queimadas deste ano apresentassem algum dado novo em relação aos anos anteriores, e enfatizou a necessidade de debater a questão com mais profundidade.

 

O tema, de acordo com o senador, traduz o sentimento de milhões de produtores, e foi abordado no texto do pesquisador Evaristo de Miranda, associado à Embrapa. Em “Amazônia – a pior das extinções”, publicado no dia 4 de novembro, no jornal O Estado de S. Paulo, o autor defende os agricultores familiares da região.

 

Evaristo de Miranda foi muito feliz ao mencionar que os pequenos agricultores formam a espécie mais ameaçada na Amazônia. Apresentou dados irrefutáveis, a citar que 86,2% do bioma é formado por ambientes predominantemente naturais, de vegetação nativa ou superfície hídrica”, disse o senador, ao destacar que existe uma vasta área preservada, que pode ser ameaçada pelos desmatamentos, mas não pela prática milenar e costumeira das queimadas.

 

Confúcio Moura lamentou que muitas famílias estão perdendo o acesso ao Pronaf, tendo seu nome negativado, em razão das pesadas multas e do acúmulo de dívidas, depois da nociva exibição midiática e a criminalização da pequena empresa agrícola. “Esse quadro precisa ser revertido. A regularização fundiária irá, sem dúvidas, melhorar o ambiente produtivo e permitir que as famílias captem recursos para a compra de novos equipamentos e insumos agrícolas”, defendeu.

 

Ao finalizar, o parlamentar sublinhou que é mais fácil fiscalizar uma região regularizada e com registros formais de terra, do que promover a criminalização dos pequenos produtores que estão há décadas entregando seu suor para o sustento da família.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS