Parlamentar propôs ao Governo a realização de estudos para a implantação de uma estrutura nos moldes da Policlínica Oswaldo Cruz
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Poder Executivo a criação de uma policlínica no município de Ji-Paraná com a competência operacional de promover assistência à saúde da população, executando os programas relacionados com a Política Nacional de Saúde por meio de atendimento ambulatorial.
Segundo Laerte Gomes, notícias de autoridades e gestores, reclamando que grande parte das demandas de atendimento nos hospitais, não deveriam ser encaminhadas a tais unidades, e sim, à rede de atendimento básico e nos organismos especializados.
“Por outro lado, esta tem sido a opção da população, diante da carência de atendimento especializado na área da saúde, notadamente, no interior do estado”, ressaltou Laerte.
Desta forma, o presidente propôs ao Governo do Estado que sejam realizados estudos, no sentido de criar, na estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a exemplo da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, uma Policlínica Estadual em Ji-Paraná que contará com um Núcleo de Execução de Programas Especiais, Equipe de Atendimento Geral e uma Equipe de Serviços Técnicos.
“A Policlínica Estadual de Ji-Paraná deverá oferecer serviços em fisioterapia, odontologia, psicologia, serviço social, nutrição, atendimento psicossocial, gestação de alto risco, assistência à saúde do idoso e contar com pelo menos 30 especialidades médicas. A nova unidade deverá contar com todos os serviços ambulatoriais oferecidos pelo Sistema Único de Saúde”, frisou o presidente.
Em resposta, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo enviou ofício explicando que a organização de ambulatórios especializados como (POC) está passando por uma nova modelagem, com objetivo de trazer mais resultados à população, conforme necessidades levantadas na Atenção Primária à Saúde.
“O novo modelo de organização das unidades ambulatoriais está sendo estruturado a partir da Planificação da Atenção Primária à Saúde, que se encontra em execução no município. A primeira unidade do novo modelo já existe e atende ao público materno infantil, na sequência da execução das ações, outras propostas de ambulatórios especializados serão estruturadas de acordo com a necessidade da população da região”, citou Fernando Máximo no ofício em resposta a solicitação do presidente Laerte Gomes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!