Confira a coluna de Cícero Moura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
MAIS DE 200 DEMITIDOS EM 2019
O governo Bolsonaro já expulsou da administração pública federal 228 servidores, apenas nos seis primeiros meses deste ano. Foram 171 demissões no total, 26 destituições de cargos comissionados e 31 cassações de aposentadorias. O órgão com o maior número de demitidos é o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), 15 servidores, que também cancelou duas aposentadorias. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) demitiu 14 servidores e cassou cinco aposentadorias.
CORRUPÇÃO
Mais de 65% dos demitidos foram punidos por “atos de corrupção”. O levantamento não inclui empregados de estatais, como a Petrobras.
EM 2018
Foram demitidos 643 servidores públicos federais, sendo 516 demissões de servidores efetivos.
COMISSIONADOS
A Controladoria-Geral da União contabiliza 38 comissionados, sem vínculo algum com o Estado, demitidos em 2018. Este ano já foram 26.
JUDICIÁRIO E MP
O Brasil é um dos países com o maior número de servidores públicos do Judiciário e do Ministério Público em desvio de função. São juízes e procuradores experientes, quase no fim da carreira, nomeados como “assessores” de outros juízes e até promotores. Um desembargador federal disse a esta coluna que a nomeação acaba servindo, na prática, como complemento salarial, que dá função aquém da capacidade do profissional porque ele ainda não tem idade para se aposentar.
É MUITO GASTO
A maioria de outros países não tem em seus quadros o número de juízes e promotores que os contribuintes brasileiros bancam.
A alta casta do funcionalismo no Judiciário e no MP acaba ocupando cargos abaixo da posição na qual entraram na carreira. E gera custos.
PRIVATIZAÇÃO
Candidato do partido Novo a presidente em 2018, João Amoêdo defendeu as privatizações que, segundo ele, “não podem mais ser tratadas como tabu”. Incluindo na área de saneamento básico, diz.
CAMPO DE BATALHA
Na entrevista diária que concede na entrada da residência oficial, Jair Bolsonaro mencionou uma “guerra da informação”. Faz sentido o tratamento que recebe e dá à grande imprensa: para ele, é “guerra”.
PAUTA EXTENSA
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, abriu os trabalhos do segundo semestre nesta quinta-feira (1º) com o prato cheio: são 24 processos físicos e 16 eletrônicos na pauta.
NOVO PLANO
O Ministério da Justiça promoveu ontem, quinta (1º), reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que analisará o plano nacional para o quadriênio 2019 a 2022. O último plano foi elaborado ainda no governo petista de Dilma Rousseff, em 2015.
PAROU DE CAIR
Após quatro cortes consecutivos nas projeções do crescimento do PIB 2019, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais manteve a estimativa de 0,8% da reunião de junho.
PELO MENOS 30 ANOS NA CADEIA
Se Sérgio Cabral cumprir apenas um sexto de suas penas de 216 anos, ainda assim passará 36 anos preso.
MDB GAUCHO EMPOLGADO
O MDB do RS aposta numa chapa Simone Tebet + Simon para derrotar a atual cúpula do Partido, quase toda ela rastreada pela Lava Jato. Seria a chapa SS. As articulações estão a pleno vapor. O MDB do RS está empolgado.
DEFLAÇÃO DE 1,14% EM JUNHO, DIZ IBGE
O Índice de Preços ao Produtor (IPP), cujo âmbito são as indústrias extrativa e de transformação, registrou deflação de 1,14% na passagem de maio para junho, segundo dados divulgados pelo IBGE. Em relação à leitura anterior (quando o índice variou 1,43%), a queda refletiu variações negativas em 16 das 24 indústrias acompanhadas.
RESPONSÁVEIS
Os principais vetores do movimento baixista foram os setores de refino de petróleo (influenciado pela apreciação do câmbio), de papel e celulose e de alimentos. Nesse último, vale ressaltar as desacelerações de preços de carne bovina, refletindo a interrupção temporária das exportações do produto para a China, e também de leite, por conta da menor demanda interna. O IPA-Industrial ficou bastante pressionado em junho, em função da alta de preços de minério de ferro, o que não ocorreu para indústria extrativa no IPP do mesmo período. Em doze meses, os preços da indústria acumularam avanço de 3,75% e, neste ano, a alta foi de 2,76%.
JUROS BÁSICOS CAÍRAM PARA 06% AO ANO
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira reduzir de 6,5% ao ano para 6% ao ano a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. Com a decisão, a taxa caiu para o menor patamar desde o início do regime de metas de inflação, em 1999.
MAIS FELIZ COM AS GORDINHAS
Um estudo conduzido pela UNAM – Universidade Nacional Autônoma do México, revelou que homens que se relacionam com mulheres gordinhas são até 10 vezes mais felizes do que aqueles que estão envolvidos com as magrinhas. O departamento de Psicologia da UNAM divulgou o estudo que tem dado o que falar, mas a pesquisa mostrou que este resultado pode estar ligado a auto-confiança que as mulheres mais cheinhas acabam adquirindo diante das muitas críticas que recebem.
Estas mulheres acabam aumentando sua auto-estima e consequentemente conseguem proporcionar uma relação melhor, fazendo seu parceiro mais feliz.
GORDINHAS SE ESTRESSAM MENOS
Veja o que este estudo revelou sobre os homens se envolverem com mulheres mais ‘cheinhas’.
1 – As gordinhas não pressionam seus parceiros para que fiquem malhando e mantenham a boa forma.
2 – Elas não ligam para a questão do peso e deixam os homens mais à vontade.
3 – Mulheres com uns quilinhos a mais são mais divertidas e isto faz o casal rir muito, o que fortalece o relacionamento.
4 – Elas são mais carinhosas, abraçam mais seus companheiros e adoram fazer carícias.
5 – Não ligam para o look do amado, eles têm mais liberdade na hora de vestir.
6 – Gostam de surpreender seus parceiros, tanto na cama, como também no dia a dia e isto faz com que o relacionamento sempre saia da rotina.
Vale lembrar que todo mundo precisa cuidar da saúde e ficar acima do peso muitas vezes pode trazer riscos à mulher.A dica então é se amar, mas nunca se descuidar e quando for necessário ir ao médico de sua confiança e fazer os exames necessários para saber se está tudo bem com a saúde.
PREPARANDO 2020
No próximo dia 08, o PSC (partido social cristão) promove um encontro para tratar sobre as Eleições municipais. O evento será às 19h na sede do partido, na avenida Abunã em frente a Nefron.
TUDO NOVO
Nesta sexta-feira (2), às 11h, a prefeitura inaugura oficialmente a cobertura e a reforma total do piso da quadra poliesportiva da Escola Municipal São Pedro, no bairro Pedrinhas. Foram investidos R$ 130 mil na obra, que foi concluída em 180 dias. A escola está localizada na rua José de Alencar, 5033.
MP AINDA NÃO FOI AVISADO
O Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, está aguardando uma resposta oficial da prefeitura sobre a questão do não cumprimento do acordo para analisar quais medidas serão adotadas.
POR OUTRO LADO...
Em uma entrevista o prefeito Hildon Chaves disse que já agendou nova reunião com o MP/RO e Tribunal de Contas para discutir, mais uma vez, a retomada do serviço. Alguém precisa avisar o prefeito que antes de anunciar tal reunião ele precisa comunicar aos interessados suas intenções. Até o fim da tarde desta quinta-feira (01) ninguém do MP estava sabendo do novo encontro.
MAIS OUTRA SEM AULA
Escolinha Pequeno Mestre, bairro Cidade do Lobo, está sem aula desde segunda-feira (29). Pais de alunos foram informados que o colégio está sem água e por isso as crianças não poderiam ficar no local. Ainda, segundo os pais, não há previsão de quando a situação normaliza.
OUTRO LADO
O Secretário Municipal de Educação, Márcio Felix, informou nesta sexta-feira (02) que não sabia que a escola Pequeno Mestre estava sem água. O Secretário prometeu averiguar o assunto e providenciar um caminhão pipa para atender o local.
5ºBEC
Hoje tem formatura de aniversário no quartel do 5 º BEC, em Porto Velho. A unidade militar está completando 54 anos de fundação. Criado através do Decreto Nº 56.629 de 30 de julho de 1965, assinado pelo Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco, o 5º BEC – Batalhão de Engenharia de Construção, nasceu para o desenvolvimento da região e em especial Rondônia. A coluna agradece o convite para os festejos feito pelo coronel Emerson Moraes, comandante do 5º BEC.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!