Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
FIM DO MAIO AMARELO
Nesta quinta-feira (30/5), às 16h, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), encerra as atividades da Campanha Maio Amarelo, no Porto Velho Shopping.
ATRAVESSADORES MOBILIZADOS
As distribuidoras de combustíveis, que atuam como atravessadoras, tentam dar demonstração de força, usando aliados na Câmara para tornar uma “audiência pública”, na Comissão de Minas e Energia, uma espécie de palanque contra a venda direta de combustíveis aos postos. É a reação dos atravessadores à decisão que Jair Bolsonaro tornou pública de autorizar a venda direta para reduzir o preço do combustível.
NÃO PRODUZEM MAS QUEREM GANHAR
O setor de distribuição torna o combustível bem mais caro, que em muitos casos dobra de valor. Pior: sem produzir uma gota de nada.
BOLSONARO É CONTRA
Bolsonaro explicou o absurdo que obriga o etanol “viajar” horas para ir e voltar do distribuidor e abastecer o posto próximo à porta da usina. O caminhão vai ao distribuidor apenas para trocar a nota fiscal por outra, de valor bem maior, e seguir para entregar o produto ao posto. Atravessadores reagem também a várias decisões judiciais, ao Cade e a parecer técnico da própria Agência Nacional do Petróleo (ANP).
PREFEITURA E SEBRAE
A Prefeitura de Porto Velho, via Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), em reunião na manhã de terça-feira (29/5), firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), para ministrar palestras e cursos de capacitação nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), às comunidades carentes de Porto Velho. Foi definido que a Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae firmarão um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de levar palestras e cursos para as comunidades carentes atendidas pelo Cras, com o conteúdo de gestão, inovação e empreendedorismo.
VEREADORES CALADOS
A coluna mandou mensagens, mas a maioria dos vereadores, os mesmos de sempre, não se manifestaram sobre o fato do presidente da casa, Edwilson Negreiros, não ter apresentado no plenário o pedido de impeachment do prefeito. Tem parlamentar que “foge” dos jornalistas quando o assunto é Hildon Chaves. Logo, com certeza, essa postura dos parlamentares vai render boas manchetes. Aguardem!
LÍDER DE QUE?
O vereador Alan Queiroz, líder do prefeito na câmara, é um dos que parece não ligar muito para a incompetência da prefeitura em assuntos que dizem respeito à população. Costuma passar a imagem de que a gestão municipal está às mil maravilhas, sem absolutamente nada para ser resolvido. Sobre o caso envolvendo pedido de impeachment do prefeito Hildon Chaves, Alan disse que ainda não viu a denúncia.
PALITOT
O vereador Alex Palitot disse que não tomou conhecimento da denúncia porque quando chegam questões como essa, elas vão para a Presidência e a Mesa Diretora que não tornaram público o fato. Meu nobre vereador, talvez o senhor seja o único cidadão nessa capital que respira serviço público e não tenha ficado sabendo que mais de um pedido de impeachment do prefeito já deram entrada na casa onde o senhor trabalha.
ADA DANTAS
A vereadora disse que os pedidos não foram apreciados por omissão da Mesa Diretora que é responsável pela avaliação das demandas que chegam, o que impede os demais vereadores que não fazem parte da mesa de poder apreciá-las. Ada esclarece que a atitude é antidemocrática, pois como vereadora, ela gostaria de ter tido a oportunidade de debater os pedidos de impeachment que entraram na Câmara Municipal de Porto Velho. Argumenta: “o prefeito está muito à vontade nas ações que vem tomando porque infelizmente existe uma base de aliados que o defende em tudo o que faz, tornando o parlamento ineficiente ao povo. Não sou base do prefeito e tenho feito denúncias aos órgãos de controle externo, porém é preciso que a casa de leis que é a casa do povo se torne mais efetiva”.
NÃO DISSE NADA
Até o fechamento desta edição o vereador Edwilson Negreiros, presidente da câmara, não havia se manifestado sobre as acusações de omissão que pesam contra ele. Nos últimos meses, Negreiros parece viver em Bole-Bole onde pouco importa o que acontece ou deixa de acontecer.
OUTRA VEZ
BR 364 está mais uma vez fechada, agora na região do Castelinho, no trevo de acesso para Guajará-Mirim. O motivo do protesto é o mesmo dos últimos meses, os manifestantes são os mesmos, os prejudicados os mesmos de sempre, os transtornos permanecem iguais e pouco se acredita que alguma coisa vai mudar. Na cidade sem comando nada mais surpreende.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!