Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ÔNIBUS APREENDIDOS
Batalhão de trânsito apreendeu dois ônibus, na manhã desta quinta-feira (16), que levavam crianças da Vila do Dnit para a escola municipal Ermelino Silva. Segundo informações de pais de alunos, os estudantes tiveram que voltar para casa quando já estavam indo para a escola. O comandante do Batalhão de Trânsito, major Luís Carlos Garibaldi, informou que um dos veículos estava com licenciamento obrigatório vencido e no outro o condutor não tinha documentos de porte obrigatório para dirigir veículo escolar.
ONDE ESTÁ A RESPONSABILIDADE?
Se não bastasse a incompetência na gestão do transporte escolar surge também a irresponsabilidade de ambos os lados. A prefeitura permite que “empresários” de ocasião, alguns não teriam um único veículo sequer, assumam o serviço de transportar os alunos sem observar um mínimo de segurança. Além da irresponsabilidade de não ter a documentação necessária para transitar a polícia informou que alguns motoristas sequer carregam documentos de porte obrigatório quando se está carregando passageiros, nesse caso específico os transportados são crianças.
NINGUÉM LIGA
Parece que preservar a boa imagem não é prioridade para os prefeitos do estado de Rondônia. Após um mês do flagrante de um prefeito rondoniense andando pelado em um hotel, em Brasília, absolutamente nenhum chefe municipal quis se manifestar. De acordo com o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Claudio Santos, quem protagonizou a situação é que deve se justificar. Claudio afirma não saber quem foi o prefeito flagrado pelas câmaras de segurança do hotel .
UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES
Ainda sobre Claudio Santos, ele disse para centenas de prefeitos de todos os estados do Brasil, no 36º Congresso Mineiro de Municípios, que é preciso a aprovação imediata da Proposta de Emenda à Constituição que unifica as eleições para todos os cargos em uma só data. Claudio explicou que a PEC n° 376/2009, de autoria do então Deputado Federal Ernandes Amorim, de Rondônia, estabelece mandatos de cinco anos aos cargos de Executivo e o fim da reeleição, havendo apenas um processo eleitoral.
O Presidente da Arom, que também é prefeito de Theobroma, destacou que o período de quatro anos é insuficiente para implementar de forma plena as políticas públicas com bom planejamento, sobretudo por haver um processo eleitoral a cada dois anos, modificando os cenários políticos e gerando sérios atrasos na administração.
FERRO APARECENDO
As fotos mostram uma situação absurda registrada na pista da ponte da Jacutinga, na BR-364, entre os municípios de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. Motoristas procuraram o Rondoniaovivo para denúnciar o perigo no local. O asfalto desapareceu ocasionando uma cratera e deixando à mostra vigas de ferro que sustentam a estrutura e até a armação de concreto que serve como base. Além dos prejuízos materiais que os buracos podem causar existe o sério risco de acidente com motoristas que tentam desviar bruscamente quando se deparam com as crateras.
DNIT FALOU
Superintendente do Dnit em Rondônia, Claudio Neves, disse que na segunda-feira (13) foi dada a ordem de serviço nesse trecho. Conforme Claudio, é um contrato novo e a empresa contratada deve começar a fazer a recuperação a partir de hoje.
FINALMENTE PARECE QUE ACORDARAM
A falta de transporte escolar rural e fluvial em boa parte da rede de ensino municipal de Porto Velho parece que finalmente chegou ao Congresso Nacional. No último dia 14 de maio foi encaminhado o requerimento 149/2019 de autoria do deputado federal Leo Moraes (PODE) pedindo uma visita técnica da Comissão da Educação do Congresso Nacional, além da formação de mesa redonda dos parlamentares para discutir a situação de cerca de 3000 crianças prejudicadas. Vale lembrar que esse prejuízo já se estende por longa data.
EM 2018 TEVE INTERVENÇÃO
Em 2018 foi necessária a intervenção do Ministério Público, por meio de Ação Civil Pública, uma vez que mais de duas mil crianças estavam sem frequentar as escolas por falta de transporte escolar.
Em 2019 a situação não é diferente, são escolas que iniciaram o ano letivo apenas em abril, outras que ainda não conseguiram repor as aulas de 2018 e outras que sequer tem previsão para iniciar o ano letivo.
TRANSPORTE COLETIVO
E no transporte coletivo da capital quem será que vai se mobilizar para tentar resolver o problema. Isso é outra demonstração de incompetência que já dura mais de dois anos sem que haja qualquer tipo de ação efetiva para solucionar de vez a questão.
FALTA DE ATENÇÃO
Às vezes o prefeito entra em polêmica por conta de descuido, e não são poucos, de seus assessores. Depois de Porto Velho ser chamada de cidade pobre em relação a capital São Luís, sendo que nossa cidade tem um PIB per capta bem superior a capital do Maranhão, agora uma reportagem da assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Velho dá ênfase a participação de Hildon Chaves no “Windsor Expor Convention Center”, considerado o maior evento da indústria da construção brasileira. Gente, Windsor Expor Convention Center é um CENTRO DE CONVENÇÕES localizado no Rio de Janeiro e não um EVENTO.
CORREÇÃO
Para não deixar o assunto pela metade, a comunicação da prefeitura quis dizer que Hildon Chaves foi participar como palestrante da 91º edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic 2019). O prefeito de Porto Velho fala hoje no evento sobre “a visão municipal sobre a retomada de obras inacabadas”. Ainda bem que o tema não se refere ao transporte público ou estudantil.
FALTA DE CORREÇÃO
Falando em São Luís do Maranhão, o repórter George Raposo, do jornal O Imparcial, disse que ninguém da prefeitura ligou pedindo para corrigir a informação que continua errada no site do jornal maranhense.
FLAGRANTE AMBIENTAL
Uma fonte militar informou que os órgãos de defesa ambiental identificaram 15 dragas atuando ilegalmente em uma área na região da Usina de Jirau. Durante operação que vem sendo realizada na região, 12 dragas já foram apreendidas e cerca de 30 pessoas foram presas pela Polícia Federal. Não houve incineração do material, mas as dragas tiveram motores e bombas injetoras retirados para não voltar a atuar. O exército, que está dando suporte logístico e militar, informou que posteriormente irá divulgar um nota sobre a operação.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!