Sociedade civil, educadores e parlamentares se fizeram acompanharam a apresentação de dados sobre as finanças
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Debater o corte na educação de ensino superior na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho com representantes das instituições, alunos, sociedade e Poder Público. Este foi o objetivo da Audiência Pública, promovida pelo Professor Aleks Palitot e realizada na manhã desta terça-feira (14), no plenário da Câmara Municipal.
Sociedade civil, educadores e parlamentares se fizeram acompanharam a apresentação de dados sobre as finanças. Embora a política seja promovida em âmbito Nacional, é nas cidades que ela é aplicada.
Para o Professor Aleks Palitot, é importante discutir o corte de verbas em âmbito municipal porque se percebe através de um debate aberto e franco, sem ideologia envolvida e através de gráficos e números apresentados pelos reitores a preocupação, principalmente em relação as pesquisas que são desenvolvidas, uma vez que 95% desta produção é oriunda dos centros acadêmicos federais.
Pesquisa
“Temos um corpo docente e discente muito dedicado ao ensino, à formação, mas também à pesquisa que tem trazido resultados positivos ao país. Hoje ouvimos aqui as demandas, a Câmara é do município e as instituições tem campus em nossa cidade e era necessário que os vereadores tivessem contato com as demandas, com as informações, a ansiedade e a aflição daqueles que vivem o ensino superior em Porto Velho”, destaca Palitot.
De acordo com a professora do departamento de História da Universidade Federal de Rondônia, Sonia Ribeiro, é de fundamental importância saber o que ocorre neste momento. O Governo Federal vem dando indícios de sua apreensão em relação as contas da União. “Por força da constituição, da LDB a responsabilidade de formação técnica superior pertence a União, mas é na população das cidades que essa mão de obra atua”, ressalta a professora.
Para ela, “as Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores devem compreender que é nos municípios que incide o impacto real das políticas educacionais. A ausência e precarização desse ensino vai afetar essa mão de obra que atua na realidade das cidades. Por isso é tão importante que o Legislativo, em suas diversas esferas, cobre um posicionamento da União, uma vez que o Estado e os Municípios não possuem condições de fazer esse papel”, explica a professora.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!