Segundo o mapa da violência contra mulher 2018, feita pela Câmara dos Deputados, analisando mais de 140 mil notícias veiculadas no Brasil entre janeiro e novembro do ano passado
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o tema feminicidio e violência contra a mulher, a Assembleia Legislativa promoveu nesta quinta-feira (9), uma audiência pública para debater o crescimento do feminicídio no Estado, as diferentes formas que a mulher pode sofrer violência, além de conscientizá-las na busca por auxílio, e apresentar políticas públicas que possam diminuir os altos números de violência contra as mulheres.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Deputado Alex Silva (PRB), foi um dos proponentes do evento que contou com a participação das palestrantes vindas de outros estados, a Subsecretária de Segurança Pública do Estado do Piauí, Delegada Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro, a Deputada Estadual de Roraima, Lenir Rodrigues e a Deputada Estadual do Espírito Santo, Janete de Sá.
Segundo o mapa da violência contra mulher 2018, feita pela Câmara dos Deputados, analisando mais de 140 mil notícias veiculadas no Brasil entre janeiro e novembro do ano passado, o Estado de Rondônia registrou a veiculação pelos meios de comunicação de 1.286 casos de estupro, 542 casos de violência doméstica, afirmando que 58% dos agressores das mulheres, ainda são companheiros, namorados e ex-maridos e 252 casos de feminicídio noticiados, onde mais de 90% das vítimas possuem menos de 40 anos de idade.
Na oportunidade, Dra Eugênia, entregou o aplicativo “Salve Maria” ao Estado de Rondônia, ferramenta tecnológica que já é utilizada para denúncias de mulheres vítimas de violência no Estado do Piauí e viabiliza o envio de denúncias de forma anônima.
“O feminicídio, na maioria das vezes é o ponto final de uma seqüência de violência que a mulher já sofreu anteriormente. O aplicativo “Salve Maria” dará à essas mulheres, condições de terem suas denúncias atendidas pela PM com mais rapidez e segurança”, afirmou o parlamentar.
Participaram também da audiência, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), os outros dois proponentes da audiência, os deputados Dr. Neidson (PMN) e Lazinho da Fetagro (PT), além da deputada Cassia Muleta (Pode) e representantes da OAB-RO, Seas, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Ministério Público e outros parlamentares.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!