MILIONÁRIO: Precatório que envolve desembargador, suplente e promotor vai parar no CNJ

Episódio rendeu denúncia no órgão e "piada" sobre pistolagem; desembargador diz que sua fala foi retirada do contexto

MILIONÁRIO: Precatório que envolve desembargador, suplente e promotor vai parar no CNJ

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Passou a circular esta semana em grupos de Whatsapp em Rondônia, uma denúncia feita pelo promotor Geraldo Henrique Ramos Guimarães ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg, que teria sido “ameaçado de morte” pelo suplente do senador eleito Marcos Rogério (DEM), Samuel Pereira de Araújo.

 

De acordo com o documento, que é acompanhado de um curto áudio com o desembargador falando sobre a “ameaça”, Samuel teria comprado um precatório de Waltenberg e o empresário teria “contratado um pistoleiro para matar o desembargador porque o mesmo ainda não teria conseguido receber o precatório“.

 

Na tarde de terça-feira, 18, o desembargador encaminhou ao ministro Humberto Martins, corregedor do CNJ, um ofício explicando que sua fala foi retirada de um contexto, e que tudo não passou de uma brincadeira. Waltenberg explicou ainda que é amigo de longa data do empresário, e “a amizade é pública, é notória e de conhecimento geral“. O desembargador alegou ter movido ação por danos morais contra o promotor, “só este fato deveria ter o condão de impedir que Dr. Geraldo se sentisse à vontade para elaborar juízos de valor a respeito da minha conduta. Contudo, não é assim que ele se porta, eis que réu em ação penal na qual atuei como magistrado, e agora réu em ação cível de minha autoria, ainda assim prossegue oferecendo denúncia ao Conselho Nacional de Justiça, sempre procurando envolver meu nome até mesmo nos processos em que lanço meu impedimento, em processos onde não trabalho, em processos onde não pratiquei nenhum ato administrativo, onde tem parentes e amigos que provocam o meu imediato impedimento. Com isso, induzindo vossa Excelência o erro, logrou obter de vossa excelência suspensão de Acordo levado a efeito pela Prefeitura de Porto Velho, após meses de negociação presidida pelo Decano desta Corte, onde se verá, ao final, e eu afirmo sobre a honra da minha Toga, nenhum reparo será feito à atuação isenta e séria que é nossa reserva moral“.

 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O OFÍCIO

 

 

A denúncia feita pelo promotor

 

"Senhor Corregedor Nacional, Junto, em anexo, áudio em que o senhor presidente fala, textualmente, que o empresário/agiota que lhe comprou o dinheiro da indenização”já contratou um pistoleiro para liquidar a fatura com ele”. Esse empresário seria o senhor Samuel Pereira de Araújo, conhecido como Rei dos Precatórios de Rondônia, e recém eleito suplente de senador. Este dono de financeira que teria comprado a indenização do presidente do TJ/RO é também dono da maior parte do crédito do precatório número 1 da capital do Estado que teve seu pagamento suspenso nos autos de pedido de providência no0006956-32.2018.2.00.0000 dessa Corregedoria/CNJ. Teria sido este o motivo que levou o senhor presidente a se afastar, por motivo de foro intimo do precatório. Problema é que somente se afastou da condução do precatório depois de que o MP interveio nos autos. Por qual razão este empresário teria contratado um pistoleiro para acertar as contas com o senhor presidente do Tribunal? História completamente estranha e que merece ser investigada de perto pelo Egrégio CNJ. Assim, requeiro uma vez mais, seja determinado inspeção extraordinária aqui na presidência do TJ/RO. Ouça o áudio e se impressione, Excelência. Respeitosamente,

Geraldo Henrique Ramos Guimarães"

Desembargador defende empresário

 

No mesmo ofício encaminhado ao Corregedor do CNJ, Walter Waltenberg destaca que é amigo de longa data de Samuel Pereira. No documento, o desembargador afirma, “eu peço perdão pelo tom absolutamente indignado, que evidentemente não consigo conter, em face das ilações completamente descabidas, fantasiosas e verdadeiramente caluniosas retiradas da minha fala para aponta-las ao respeitoso doutor Samuel, advogado, empresário que milita há décadas neste Estado, e que jamais teria motivo, vontade ou mesmo a insanidade de me desejar qualquer mal. (…) Em nenhum momento citei o nome do doutor Samuel, e muito menos a ele me referi. A brincadeira que fiz foi bem compreendida por meus pares, e devo afirmar a Vossa Excelência que não há, no âmbito desta Corte, nenhuma ameaça a mim dirigida. Aliás, é digno de nota que em 33 anos de magistratura, eu jamais recebi uma ameaça. São estas informações que entendi por bem prestar, em defesa da honra do Doutor Samuel Pereira de Araújo”.

 

 

Samuel Pereira foi diplomado suplente de senador na última terça-feira

 

 

Quem é o “rei dos precatórios”

 

Samuel Pereira de Araújo é empresário e advogado e é conhecido por comprar precatórios com deságio, para depois recebe-los. O precatório em questão é de pouco mais de R$ 90 milhões e em 2014 Samuel entrou com pedido de revisão de valores, o que foi indeferido pelo Tribunal de Justiça em julgamento de mandado de segurança. No julgamento, Walter Waltenberg se deu por impedido na ação.

 

Samuel é primeiro suplente do senador Marcos Rogério (DEM) e foi diplomado na última terça-feira. O desembargador estava na solenidade e posou ao lado do amigo durante sessão de fotos.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS