ESTRUTURA : Comissão de Direitos Humanos trata da falta de acessibilidade na Unir

Precariedade estrutural também deve receber atenção especial

ESTRUTURA : Comissão de Direitos Humanos trata da falta de acessibilidade na Unir

Foto: ALE/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã de desta quarta-feira (28) em reunião extraordinária, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (Cddhc), presidida pelo deputado Léo Moraes (Podemos) tratou da falta de acessibilidade do prédio da Unir, constatada pela Comissão durante visita. Léo destacou também a precariedade estrutural do local, que deve receber atenção o mais rápido possível.

 

O deputado apontou, ainda, que a Comissão recebeu a visita dos alunos do curso de enfermagem. “Eles vieram pedir nossa ajuda, pois foram realocados para um prédio sem as estruturas necessárias que o curso necessita. Conversamos com parte da reitoria e estamos tentando chegar a um consenso favorável a todos”, disse Léo.

 

O parlamentar encerrou a Comissão afirmando que nesta semana, a comissão realizará uma inspeção no hospital João Paulo II afim de apurar denúncias recebidas.

 

Também participaram da reunião os deputados Jesuíno Boabaid (PMN) e Aélcio da TV (PP).

 

 

Cenário

 

O Brasil é um país que ainda tem muito que avançar quando o assunto é acessibilidade nas universidades. Menos de 7% da população deficiente possui o ensino superior completo (de acordo com os dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE) e as necessidades de adaptar esse cenário para pessoas com deficiência é cada vez mais evidente.

 

A adaptação de ambientes para deficientes faz parte da Lei de Acessibilidade, de dezembro de 2000, que estabelece normas e critérios para promover inserção a todos os tipos de deficiências.

 

Deficiências essas que são além de cadeirantes, onde são mais visíveis os ambientes adaptados. Deficientes auditivos, visuais e mentais também devem ter seus espaços respeitados, com adaptações, oportunidades e acessibilidade na universidade e ter direito de ensino igualitário.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS