PORTO VELHO: Aleks Palitot participa de comemoração dos 87 anos de nacionalização da EFMM

“Foram 52 países que participaram da construção deste grande legado histórico de nossa capital”, ressalta Palitot

PORTO VELHO: Aleks Palitot participa de comemoração dos 87 anos de nacionalização da EFMM

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma solenidade realizada na manhã da última terça-feira (10), na Estação do Complexo Ferroviário marcou a comemoração dos 87 anos de nacionalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho. Uma missa, a execução dos hinos nacional e de Rondônia pela banda da 17ª Brigada com o hasteamento da bandeira e um café foram algumas das atividades da celebração que contou com a participação de autoridades.

 

Concluída em 1912 e administrada por americanos a EFMM tinha como principal função escoar a produção de látex oriundo dos seringais da Bolívia e Acre. Neste mesmo ano o preço da matéria prima, a borracha despenca devido aos seringais da Malásia que começam a produzir. Em 1931, com a ferrovia já deficitária a algum tempo, os americanos que ainda perseveravam na manutenção da Mamoré decidem suspender o trafego.

 

 

 

Para o Professor Aleks Palitot a EFMM é a razão de existir da cidade de Porto Velho, “motivo pelo qual deve ser valorizada como um Patrimônio cultural de nossa cidade e por isso receber a atenção das autoridades públicas que lhe concerne”, afirma o também defensor do legado histórico de nossa capital.

 

Segundo José Bispo de Moraes, presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o evento realizado é alusivo aos 87 anos de nacionalização da EFMM. “A ferrovia foi inaugurada no em 1912, mas sob a administração estrangeira e somente, nesta data, de 10 de Julho, que o Coronel Aluízio Ferreira, então chefe do Telegrafo, com um contingente de homens se incumbiu da tarefa sob o governo de Getúlio Vargas”, conta o ferroviário.

 

 

 

“Essa é uma data muito especial, pois é a data que ela passou a ser administrada por brasileiros. Hoje a situação da EFMM e caótica e falta as autoridades olharem pra esse Patrimônio. Temos nosso vereador e acreditamos que o Prefeito também está batalhando por esse legado”, afirma seu Bispo.

 

Assessor especial e representante do Prefeito Hildon Chaves no evento, Márcio Martins disse em sua fala que no próximo dia 23 será entregue o projeto executivo de revitalização de todo o Parque da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Serão investidos cerca de R$ 23 milhões, recurso de compensação do Consórcio Santo Antônio Energia.

 

 

 

O projeto previsto para início em setembro é supervisionado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e por historiadores e promete deixar o espaço mais sofisticado e atrativo para a população fazendo a harmonização entre o histórico e o moderno valorizando a identidade portovelhense.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS