Leite materno é recomendado para recém-nascido até os seis meses com garantia de nutrição adequada
Foto: ALE/RO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi aprovada, na Assembleia Legislativa de Rondônia, a Lei de autoria do deputado Léo Moraes que assegura o aleitamento materno em locais públicos.
“São inúmeros os depoimentos que descrevem o constrangimento de mães ao amamentar seus bebês em locais públicos. Em certas ocasiões, estabelecimentos tentam coibir a prática, através de medidas coercitivas, que deve ser realizada em ato íntimo, e não em um ato natural e necessário à saúde das crianças”, explicou o parlamentar.
De acordo com a Lei, o local que proibir a lactante do exercício desse direito estará sujeito a aplicação de multa no valor de 20 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Rondônia (UPF/RO).
O Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) recomendam que, até os seis meses de vida, recém-nascidos sejam alimentados exclusivamente com leite materno, o que garante a nutrição adequada para seu pleno desenvolvimento.
Léo ressalta que a amamentação, independente do local, deveria ser natural e afirmou que seu compromisso é coibir ações restritivas ao direto à amamentação.
“Temos que entender que esse é um ato puro, natural e altamente necessário para a saúde do bebê e proporciona um momento de carinho e afeto a mãe e seu filho. Cumprimos a missão junto ao poder público, de promover condições ideais e favoráveis para o aleitamento materno sem restrições, preservando os direitos da criança e da mulher”, concluiu Léo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!