Evento aconteceu no auditório do TCE nesta segunda-feira, 9.
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A vereadora de Porto Velho Joelna Holder (MDB) participou na segunda-feira (9) do debate no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as Organizações Sociais de Saúde (OSS) na capital.
O evento foi idealizado pela Escola Superior de Contas (Escon) e utilizou como base a experiência que o estado de Goiás adquiriu com a implantação da OSS. Participaram do evento autoridades de todo o Estado.
“Este evento foi esclarecedor a respeito das OSSs. Muito bom a gente ter a visão do TCE a respeito. De tudo o que foi dito, reconhecemos que a saúde está enfrentando momento de caos a nível municipal e em algumas escalas em relação aos atendimentos estaduais também e nós precisamos encontrar uma saída”, diz Joelna sobre o tema.
Estiveram presentes também representantes do governo do estado de Goiás, para explicar como funciona a organização de saúde, já que lá a unidade já foi implantada e está ativa. Foram apresentados dados sobre o quadro de saúde nos estados e as consequências da privatização de determinados serviços da área da saúde.
“A experiência que Porto Velho pretende efetivar é, à priori, fazer com que uma UPA seja transformada em OSS, em Parceria Público Privada (PPP). Se der certo, quem sabe não é a saída para grande parte dos problemas do município? Nós estamos aprendendo, conhecendo todo o processo, a fundamentação dessa nova forma de gestão para que, com segurança, possamos efetivar o nosso voto quando esta matéria chegar na Câmara”, conclui a vereadora.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!