RESERVA: Maurão questiona Confúcio sobre os 30 milhões do Zoneamento

Cadê o respeito que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado deve ter perante esses trabalhadores, que tanto faz pela economia de nossa região – Indagou o presidente Maurão de Carvalho.

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Maurão de Carvalho (MDB), em seu pronunciamento na tribuna da casa de leis na última terça-feira (27), fez lembrar o Governador Confúcio Moura (MDB), que a Lei Estadual 4.228/17 proíbe a criação de qualquer reserva florestal em território rondoniense, sem ao menos ocorrer audiências públicas em caráter socioambiental.

 

– Fomos surpreendidos com a criação de 11 Projetos de Decreto Legislativo, no qual impuseram essas reservas em áreas de produção agrícola e com mais de 1.500 lares repletos de famílias trabalhadoras do ramo da lavoura em nosso Estado. Não vamos aceitar isso – Explicou o deputado estadual Maurão de Carvalho.

 

Contudo, o presidente do Poder Legislativo Estadual, Maurão de Carvalho, questionou a atualização do Projeto de Zoneamento do Estado, no qual foram investidos mais R$ 20 milhões de reais até o momento nada de solúvel as famílias agrícolas, que vivem há mais de 20 anos nessas áreas de produção rural.

 

– Cadê o respeito que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado deve ter perante esses trabalhadores, que tanto faz pela economia de nossa região – Indagou o presidente Maurão de Carvalho. Em conversas de bastidores, o deputado emedebista com o governador Confúcio Moura, fez diversas solicitações de solução para as áreas de reservas ambientais do Estado, porém, Confúcio sempre se esquivava diante dos problemas ambientais e agrários pertinentes em Rondônia.

 

– O próximo governador desse Estado deve no mínimo regulamentar essas reservas florestais, que hoje não são mais reservas. Na realidade boa parte delas são áreas rurais produtivas – Reiterou o presidente o Poder Legislativo. Por fim, o parlamentar estadual interpelou a ação do governo em criar essas 11 reservas ambientais, quanto ao pagamento milionário que Confúcio Moura deveria efetuar para as milhares de famílias que estão habitando há anos nessas regiões.

 

– O Estado não tem dinheiro suficiente para indenizar essas famílias e os respectivos patrimônios, isso seria outro grande problema a ser resolvido antes do fim do seu governo – Desabafou Maurão. Entretanto, 10 mil famílias que foram desabrigadas pela enchente de 2014 do Rio Madeira ainda estão lutando para se ter dignidade. De acordo com Maurão de Carvalho o Estado comprou três terrenos com R$ 12 milhões de reais e até o momento não construíram uma Chopana aos atingidos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS