As complexas ‘amarrações’ para a eleição de 2018 em RO, por Sérgio Pires

por Sérgio Pires

As complexas ‘amarrações’ para a eleição de 2018 em RO, por Sérgio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A complexidade das “amarrações” para a eleição geral de 2018, ainda levará longos meses. Em Rondônia não será diferente. Mesmo os acordos previamente feitos poderão mudar (alguns deles vão mudar mesmo!) e outros ainda estão sendo costurados. Há pelo menos três pré-candidatos definidos ao Governo:  Maurão de Carvalho, do PMDB, Acir Gurgacz, do PDT e  Ivo Cassol, do PP, que  também vai entrar na briga, ao invés de tentar a reeleição ao Senado.

O PSDB até agora apresentou José Guedes como seu nome para a corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA, mas se ele irá até o fim na corrida interna entre os tucanos, não se sabe. Em termos eleitorais, o partido teria dois nomes de peso: Mariana Carvalho e Expedito Júnior. O problema é que nenhum deles quer concorrer à cadeira de Confúcio Moura.

No decorrer dos meses, outros nomes certamente surgirão. Dois deles, do Ministério Público e do Judiciário, estão se preparando para o embate, tão logo se aposentem das atuais funções: Héverton Aguiar e Gilberto Barros.

Moreira Mendes está sendo indicado pelo Solidariedade. E quem seriam os vices, nas três chapas já postas? Cassol ainda não fechou as alianças. Maurão também dependeria de futuras negociações do seu partido. Só quem já pré-definiu seu futuro parceiro de chapa foi Gurgacz.

O nome escolhido foi o do atual vice de Confúcio, Daniel Pereira. O partido dele, o PSB, fechou com o empresário e senador. Claro que tudo pode mudar, se houver alianças ainda não definidas. O PDT sonha mesmo é ter um nome do PMDB como vice de Gurgacz, que apoiaria então Valdir Raupp e Confúcio Moura para as vagas ao Senado.

O presidente regional do PMDB, Valdir Raupp, reafirmou que o candidato do partido é Maurão de Carvalho. É o que o comando peemedebista repetirá, nesse final de semana, quando realiza um grande encontro na Capital.

Raupp afiançou que em março do ano que vem, será a confirmação da chapa do partido, encabeçada pelo atual presidente da Assembleia Legislativa.

Gurgacz está em campanha há bastante tempo e tem tentado costurar várias alianças, buscando apoios inclusive de lideranças importantes do interior, como a do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires.

O problema dos candidatos já postos (e dos que ainda virão), chama-se Ivo Cassol. Se ele puder concorrer, caso supere seus problemas com a Justiça, será uma enorme pedra do caminho dos adversários.

Nove em dez pesquisas no Estado, a maioria delas feitas por adversários do ex governador e atual senador pelo PP, o colocam em primeiro lugar em todo o Estado.

É ainda muito cedo, mas que as coisas começam a esquentar também na política regional, começam sim! Estamos a um ano e dois meses do pleito. O tempo voa!

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS