Após um acidente ocorrido no final de semana no Distrito de União Bandeirantes, envolvendo um carro e uma moto, onde duas vítimas ficaram gravemente feridas, internautas enviaram um vídeo a vereadora Cristiane Lopes (PP) mostrando as péssimas condições da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), utilizada no atendimento às vítimas.
Através das imagens a vereadora pôde constatar a precariedade do serviço de resgate prestado a população do Distrito que fica localizado a 160km da Capital.
De acordo com os moradores, há muitos anos União Bandeirantes, que tem cerca de 26 mil habitantes, sofre por ter apenas uma ambulância. “As imagens mostram que a ambulância, que inclusive de Jacy não tem condições de transportar pacientes. Muito menos em uma viagem até Porto Velho. O distrito precisa urgentemente da nova ambulância”, afirma Cristiane Lopes.
Há pelo menos 6 meses a comunidade espera a entrega da nova ambulância, que foi adquirida pelo vereador Jurandir Bengala (PR), através de emenda do deputado Ribamar Araújo (PR). A demora no processo de compra é um dos fatores que atrasou a entrega, que ocorreria no mês de março. “Na saúde, as coisas não podem ficar emperradas. É preciso agilidade. Será que pessoas vão ter que morrer para que esse caso seja tratado com a devida importância?”, enfatiza a vereadora.
Durante a audiência pública ocorrida no mês de maio, em União Bandeirantes, além da falta de mais uma ambulância, Cristiane Lopes também verificou a falta de um Pronto Socorro 24 horas. “Uma das coisas que mais me chamou a atenção, é que hoje a localidade possui apenas um Posto de Saúde que não atende após as 18h. Em caso de acidentes como este, mesmo que haja ambulância, corre-se o risco de o paciente morrer a caminho do hospital. Peço mais agilidade na ambulância e no serviço 24 horas, por parte da secretaria. A população não aguenta mais esse descaso com a saúde do nosso município”, finaliza Cristiane.