Câmara poderá voltar a opinar sobre as tarifas de transporte - Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Passados dezoito anos, a Câmara Municipal de Porto Velho ensaia voltar a discutir sobre o reajuste das tarifas de táxi e ônibus, como acontecia antes da promulgação da Lei Orgânica Municipal, em 1999.

Na sessão ordinária de terça-feira (13), foi lido um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, alterando o art. 7º, inciso XXI. A iniciativa partiu da vereadora Ellis Regina (PC do B) e ganhou adesão de vários colegas, inclusive do presidente da Casa, vereador Maurício Carvalho (PSDB).

Mauricio já havia solicitando à sua assessoria que elaborasse um projeto nos mesmos moldes do que foi apresentado por Ellis, mas ela acabou se antecipando, e ele subscreveu a proposta dela.

Vale salientar, contudo, que Maurício é autor do projeto de lei nº. 3477/2017, aprovado em caráter terminativo, na sessão de terça-feira, que obriga a realização de audiência pública antes de qualquer reajuste de tarifas de serviços públicos.

Para fazer passar sua proposta no plenário e, destarte, revigorar uma prerrogativa da qual a própria Câmara Municipal abriu mão lá atrás, Ellis precisará contar com o apoio de quatorze dos vinte e um vereadores. Só então, a Câmara poderá interferir diretamente no reajuste das tarifas, aprovando-as ou rejeitando-as, dividindo, assim, a responsabilidade com o prefeito.

Hoje, essa tarefa é do Conselho Municipal Tarifário que só sabe dizer amém às pretensões dos empresários de ônibus por aumento de tarifa. Depois, cabe ao prefeito assinar o decreto concedendo o reajuste. E ponto final. Mas esse enredo maligno poderá mudar, deste que a Câmara, como caixa de ressonância dos clamores sociais, queira. Deixar a coisa como está para ver como vai ficar não é conduta recomendável.

Por outro lado, não basta apenas a Câmara chamar para si a responsabilidade de opinar sobre os valores das tarifas. É preciso cobrar dos concessionários a melhoraria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. Quando o assunto é transporte coletivo a grita é geral. Parece que para essa regra não há exceção. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS