Clientelismo: Um dos males da administração pública - Por Valdemir Caldas

Clientelismo: Um dos males da administração pública - Por Valdemir Caldas

Clientelismo: Um dos males da administração pública - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A palavra de ordem na prefeitura de Porto Velho é cortar despesas. Pelo menos no discurso oficial. Na prática, porém, a realidade é completamente diferente. Bastar observar o que ocorre na Secretaria Municipal de Agricultura. Há quem diga que são cem servidores efetivos contra duzentos comissionados. Isso é apenas um exemplo. Mas há outros.

Na Câmara Municipal, a proporção e de três comissionados para um servidor estatutário. Por conta disso, a folha de pagamento está sempre batendo no teto dos setenta por cento. Há dois anos, a categoria não recebe sequer a revisão geral anual dos vencimentos, prevista no art. 37, Inciso X, da Constituição Federal.

Não confundir revisão geral com reajuste salarial. Enquanto a revisão é obrigatória e visa manter o poder aquisitivo da moeda, o reajuste tem caráter eventual e busca corrigir possíveis injustiças, além da valorização profissional. Desde outubro do ano passado, a categoria aguarda a implantação da progressão funcional, que é o deslocamento do servidor de uma faixa para a subsequente dentro do mesmo grupo ocupacional, herança da administração Bengala.

Em março de 2012, portanto, há cinco anos, o Ministério Público de Rondônia ajuizou Ação Civil Pública para obrigar a Câmara a realizar concurso público para a contratação de efetivos e, consequentemente, reduzir o número de comissionados. O Promotor de Justiça Geraldo Guimarães, reconheça-se, vem fazendo das tripas coração, mas não tem sido tarefa fácil.

Durante a campanha que o conduziu à prefeitura de Porto Velho, doutor Hildon Chaves chegou a ser comparado ao prefeito de São Paulo, João Dória. Enquanto a máquina do governo paulistano encolheu, aqui ocorreu movimento inverso, com a dilatação da estrutura organizacional para criar espaços necessários à cooptação de forças políticas.

apadrinhamento político serve como fundamento da preterição de uns pela preferência de outros. O resultado disso, portanto, é o que se tem acompanhado, vergonhosamente, na mídia, com alguns entronizados em cargos na administração municipal cometendo uma patacoada atrás da outra. 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS