Raimundo Nonato propõe nova auditoria nacional nos fundos do IPAM

Raimundo Nonato da CUT é candidato a Coordenador de Previdência do IPAM na eleição que acontece dia 26 de abril e uma de suas principais propostas é justamente a propositura de uma auditoria nacional nos fundos previdenciário e assistência médica do servi

Raimundo Nonato propõe nova auditoria nacional nos fundos do IPAM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Se o servidor público municipal desconta todo mês em sua folha de pagamento a parte que lhe cabe no setor da assistência médica e previdência municipal porque o IPAM está em débito com seus credores?”. Esse foi o questionamento feito pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde Raimundo Nonato da CUT sobre a atual situação do Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal (IPAM) após receber uma série de denúncias de servidores municipais estatutários.

Raimundo Nonato da CUT é candidato a Coordenador de Previdência do IPAM na eleição que acontece dia 26 de abril e uma de suas principais propostas é justamente a propositura de uma auditoria nacional nos fundos previdenciário e assistência médica do servidor. Segundo ele, o problema do IPAM é a falta de fiscalização das pessoas que deveriam cumprir seu papel. “Quero fazer um compromisso com o servidor municipal e resgatar a transparência da instituição”, comentou.

Conhecedor da pasta das políticas previdenciárias, Raimundo Nonato da CUT já foi membro do Conselho Previdenciário do IPAM e uma delas, foi presidente do Conselho Deliberativo. Para ele, a situação do IPAM atualmente é bem mais deficitária que há 10 anos. “Quando fui presidente do Conselho Deliberativo, o IPAM passava por situação parecida: muitas dívidas, descrédito da instituição e temor dos servidores. Foi quando resolvi solicitar uma auditoria nacional nas contas do Instituto no Fundo de Previdência”, comentou.

Segundo Raimundo, naquele momento, a auditoria descobriu um rombo no Fundo de Previdência, no valor aproximado de R$ 67 milhões. “A auditoria que eu solicitei apurou que a Câmara Municipal e a Prefeitura possuíam uma dívida milionária com o fundo. Essa dívida foi negociada e parcelada. Essa denúncia eu fiz nacionalmente ao ministro da Previdência da época, José Pimentel, hoje senador da República pelo Ceará”, relembrou. E questionou: “Será que a Prefeitura está cumprindo esse acordo? É o que vamos ver quando assumir”.

Raimundo Nonato fez questão de relembrar do assunto porque muitos dos novos servidores não têm conhecimento da real situação em que se encontra o IPAM, principalmente na Assistência Médica. “Não fosse pela cobrança dessa dívida há 10 anos, acho que o IPAM não teria resistido. Era um calote milionário de quase 13 anos de administrações que faziam a retenção das contribuições e não as repassavam para os fundos. Eu temo que a situação atual do IPAM seja idêntica à de 10 anos atrás”, disse Raimundo Nonato da CUT.

Resgatar o IPAM e garantir os direitos dos servidores e seus dependentes é uma questão de compromisso. Raimundo Nonato da CUT vai para a disputa com o número 12. A gestão sempre será mais eficiente com uma fiscalização séria.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS