Gestão do desperdício - Por Confúcio Moura

Gestão do desperdício - Por Confúcio Mour

Gestão do desperdício - Por Confúcio Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

É incrível como desperdiçamos coisas. Como desperdiçamos energia do nosso próprio corpo. Como desperdiçamos tempo. Como desperdiçamos água. Tanto em casa, na vida real e nossa, como na empresa ou no serviço público.

Eu li em algum lugar e faz tempo, o ex-Ministro Bresser Pereira, disse (perdão se tiver errado no número) que 40% dos recursos públicos são desperdiçados. Fiquei pensando, poxa! Incrível. 40% do dinheiro público é desperdiçado? No ralo, pareceu-me exagerado. Mas, o tempo foi passando e fui observando, que mesmo que não chegue a este número exato, o desperdício existe e é muito. Principalmente, no serviço público brasileiro.

Basta dar uma olhada nas obras públicas. A grande quantidade de obras iniciadas e paralisadas, pelos mais diversos motivos. E aí, quando retornam e se retornarem, os preços triplicam. Quem paga por este desperdício de tempo e dinheiro?

Equipamentos comprados e não instalados. Prédios feitos e não usados. Materiais perdidos nos almoxarifados. Carros públicos zanzando pelas ruas para interesses particulares. Furto de combustível e de peças. Horas extras recebidas e não trabalhadas. Medicamentos comprados, não usados, vencidos e descartados horas mortas da madrugada.

Ser gestor público hoje ou mesmo de empresas particulares e até dono de casa – deve ser antes de mais nada – eficiente administrador do desperdício.

Segurando estes ralos, com certeza, sobrarão recursos para fazer o que deve ser feito e atender as comunidades mais necessitadas, no todo ou em parte.

Veja bem, o desperdício de comida nos mercados, restaurantes e nas próprias residencias, enorme, que daria para alimentar milhares de pessoas. A criação dos Bancos de Alimentos é uma grande oportunidade de fazer o aproveitamento de comida. Eu tenho experiência própria, quando fui prefeito de Ariquemes aproveitei comida e fazia tudo do bom e do melhor para eventos, creches, escolas e cestas básicas.

A minha receita – para os novos prefeitos – é que sejam bons combatentes do desperdício. E como me disse Tarciso Delgado (ex-prefeito de Juiz de Fora) – “a austeridade gera filhos”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS