Presidente do TSE reforça pedido de investigação de assassinatos

Presidente do TSE pede rapidez nas investigações dos crimes eleitorais

Presidente do TSE reforça pedido de investigação de assassinatos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), registrou na sessão do tribunal na manhã desta quinta-feira (29) a  sua preocupação com atos de violência registrados contra candidatos às eleições municipais deste ano. Mendes disse ainda que o TSE está fazendo contatos com o Ministério da Justiça para que as investigações ocorram da maneira mais célere possível.

Ontem (28), um candidato foi morto e o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), baleado durante um comício na cidade de Itumbiara (GO). Os políticos participavam da campanha de José Gomes da Rocha (PTB), ex-prefeito e candidato à prefeitura. Rocha, um policial militar e o atirador, um servidor da prefeitura, morreram.

Segundo o governo, além de vice-governador, Eliton é secretário de segurança pública e, por estes dias, era o governador do Estado em exercício, já que o governador Marconi Perillo (PSDB) está numa missão comercial internacional em Los Angeles (EUA). O tucano voltaria no sábado (1º), mas antecipou o voo para hoje devido ao atentado.

Eliton foi atingido no abdômen e atendido por uma UTI móvel no local. Por volta das 19h, ele seguiu de helicóptero para o Hospital de Urgência Otavio Lage de Siqueira, em Goiânia. Não há informações de seu estado de saúde.

Rio de Janeiro

No início desta semana o assassinato de outro candidato chocou o País. O presidente da Portela e candidato a vereador, Marcos Falcon foi morto  a tiros no Rio, na 2ª morte de candidato em 2 dias no Estado do Rio.

Em setembro, Mendes esteve em dois cartórios eleitorais no Estado do Rio de Janeiro para ver de perto a realidade da região por causa do grande número de mortes envolvendo políticos, pré-candidatos e candidatos nessas eleições e prometeu fazer o mesmo em outras localidades.

Além disso, o presidente do TSE enviou recentemente ofício ao ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para que a Polícia Federal acompanhe as investigações sobre os assassinatos de candidatos nas eleições deste ano, tanto no Estado do Rio quanto no restante do País.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS