No interior, o cronograma de palestras será definido pela Promotoria de Justiça da Comarca que aderir à campanha.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público do Estado de Rondônia, a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) e a Comissão Especial de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), deram nesta segunda-feira, dia 25 de julho, o pontapé inicial para a campanha Votar é Legal, que tem como público-alvo os alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância do voto e de ressaltar a necessidade do combate à corrupção.
O lançamento da campanha ocorreu no auditório do MP-RO, em Porto Velho, com transmissão para todas as Comarcas do interior por meio do sistema de videoconferência, e contou com a participação dos estagiários administrativos da Institucional, do período matutino e vespertino.
Na abertura do evento, os recreadores do Serviço Social do Comércio (SESC), Francisco de Assis Marinheiro, o Tico Marinheiro, e Marcos Cequetto, fizeram uma dinâmica com os estagiários, na qual enfatizaram a importância do voto consciente de uma forma lúdica e divertida.
O coordenador de Planejamento e Gestão do MP-RO, Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho, enfatizou que o objetivo da campanha Votar é Legal é levar aos jovens uma mensagem de conscientização e responsabilização pelas suas escolhas na hora do voto. “O voto é a arma que os cidadãos têm para mudar a atual realidade do país”, enfatizou o Promotor de Justiça, o qual enfatizou a importância da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral(TRE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na campanha.
VEJA TAMBÉM: MP, TRE e OAB lançam nesta segunda-feira a campanha Votar é Legal
O presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/RO, Cássio Vidal, e a diretora-geral do TRE, Elizete Mesquita, também enalteceram a iniciativa que visa não só conscientizar os jovens na hora do voto, mas também estimular a participação deles na vida política, fazendo o alistamento eleitoral a partir do 16 anos, apesar de ser o voto facultativo até os 18 anos, assim como não vender o voto ou votar em branco ou nulo. “Votar em branco ou anular o seu voto, não anula a eleição”, enfatizou Elizete Mesquita.
A partir de 1º de agosto, a campanha será levada a escolas públicas municipais e estaduais, com a participação de voluntários que promoverão a conscientização dos alunos do Ensino Médio sobre a importância do voto. As palestras nas escolas prosseguirão até o mês de setembro.
No interior, o cronograma de palestras será definido pela Promotoria de Justiça da Comarca que aderir à campanha. Os estudantes serão estimulados a disseminar a campanha por meio das redes sociais com postagens de fotos e vídeos sobre o tema, utilizando as hastags #votarélegal #nomeuvotomandoeu #mpro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!