Boabaid fiscaliza autorização do Executivo para abertura de crédito

Boabaid fiscaliza autorização do Executivo para abertura de crédito

Boabaid fiscaliza autorização do Executivo para abertura de crédito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Objetivo do deputado é checar informações sobre a legalidade das matérias a serem apreciadas. O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) apresentou requerimentos à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando cópias, na íntegra, de documentos do Poder Executivo que autorizam o Governo a abrir crédito adicional suplementar por anulação e por superávit financeiro a várias unidades orçamentárias do Estado.Além das cópias dos processos administrativos dos projetos de lei que autorizam a abertura de créditos, Boabaid questionou sobre qual a motivação do Poder Executivo para a iniciativa de cada projeto.
 
O objetivo, segundo o parlamentar, é apurar informações para verificar a legalidade das matérias do Executivo que irão tramitar na Casa de Leis, pois é de competência e dever da Assembleia fiscalizar e controlar os atos do Executivo, inclusive, citou Boabaid, os da administração indireta.O deputado destacou o Artigo 46 da Constituição Estadual o qual prevê que a Assembleia Legislativa exerça controle externo, sendo imprescindível analisar se projetos de leis estão em conformidade com os princípios da administração pública.
 
De acordo com a redação do Artigo 46, “a fiscalização contábil, financeira e orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade e publicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pela Assembleia Legislativa, mediante controle externo e pelo sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público do Estado”.
 
Somados, os valores autorizados pelo Governo através de abertura de crédito adicional suplementar por superávit ou anulação passam de R$ 100 milhões. Entre as unidades orçamentárias citadas pelo parlamentar nos requerimentos estão o Tribunal de Contas, FDT, FES, Funrespol, Fepram, Sedam, Detran, Fuju, Setur, Sefin, Fitha, DER, CGE, Seae, Fespren, Proleite, Seas, e Ipem.O deputado também requereu ao Poder Executivo, cópias na íntegra de processos administrativos referentes às diretrizes orçamentárias para o exercício de 2017 e da Lei Orçamentária Anual de 2016 que estima a receita e fixa a despesa do Estado de Rondônia para o exercício financeiro do respectivo ano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS