Assembleia Legislativa entrega títulos de Cidadão de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta quinta-feira (31), numa proposição do deputado Dr. Neidson (PMN), aconteceu Sessão Solene para outorga do título de Cidadão do Estado de Rondônia aos médicos Júlio Pérez Antelo e Hélio Struthos Arouca e ao advogado geral da Assembleia Legislativa, Celso Ceccatto.O proponente, Dr. Neidson, saudou os homenageados, ressaltando o trabalho médico dos dois homenageados, tendo trabalhado com Júlio Pérez em uma complicada cirurgia. “Duas pessoas que deram suas vidas pela medicina em Rondônia”.
Referindo-se ao advogado geral Celso Ceccatto, disse que o mesmo trabalha com empenho e dedicação a Casa Legislativa, sendo merecedor da justa homenagem.O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), disse estar feliz em participar da homenagem ao advogado Celso Ceccatto, pessoa a quem admira e respeita muito e que a presença dos familiares de todos os homenageados engrandece ainda mais a sessão. “A marca do bem do que fazemos ninguém tira”, afirmou.Maurão ressaltou as qualidades do advogado da Casa e que já teria tempo de aposentar, mas “que pediu para ficar até a inauguração das novas instalações, pois deseja pelo menos sentar um dia em seu novo escritório”.
Aos colegas médicos do Dr. Neidson, que “prestaram relevantes serviços ao Estado com trabalho e afinco a minha homenagem e meu abraço”. Salientou a importância dos familiares presentes e que “este momento ficará mais marcado neles que nos homenageados, pelo orgulho e satisfação ao reconhecimento pelos vossos trabalhos”.O secretário legislativo da Assembleia Legislativa, Carlos Manvailer, saudou os homenageados, mas pediu permissão para ressaltar o trabalho de seu amigo e colega de trabalho, Celso Ceccatto, onde afirmou que pelo trabalho, dedicação e forma gentil e carinhosa de trabalhar cativou a todos e firmou suas conquistas dentro da moralidade e legalidade nos 33 anos de trabalho. “Sendo, portanto, justa a homenagem”.
O economista e historiador Anísio Gorayeb, elogiou e ressaltou o trabalho dos homenageados, narrando à trajetória de vida, o início difícil na área médica quando se fazia partos “à lamparina”.O filho do homenageado Celso Ceccatto, Eduardo Ceccatto, agradeceu ao Dr. Neidson pela proposição. Citando Shakespeare disse que “os homens de poucas palavras são os melhores” e isso resume muito do meu pai, afirmou. Finalizou pedindo que “continue sendo o exemplo que sempre foi. Parabéns”.A professora Yeda Pinheiro Borzacov, frisou o trabalho histórico dos médicos, trabalhando com afinco e de forma caridosa e afirmou que muitos bebês receberam seus nomes na pia batismal em homenagem a eles. Falou das dificuldades de trabalho, precariedades de material e instrumentos, quando a medicina e a estrutura física ainda não era a adequada.
O secretário geral da Assembleia Legislativa, Arildo Lopes, parabenizou seu amigo Ceccatto, afirmando que aceitou assumir o cargo atual em que trabalha por saber que teria como advogado geral o competente Celso Ceccatto. “Uma pessoa cordial, que ouve, pondera e aconselha a todos com dedicação, primando pela legalidade e moralidade pública”. Finalizou agradecendo a ação do advogado na Casa de Leis por sua habilidade no desenvolvimento do trabalho com ética e “estamos felizes por tê-lo como colega”.Filho do médico Júlio Pérez, Ricardo Pérez afirmou que é este é um dia emocionante para toda a família e considera seu pai um lutador, um desbravador, onde trabalhava ainda em um hospital sem energia em Guajará-Mirim. “Lutaremos muito, pai, para mantermos e continuarmos com seu legado, muito obrigado”.
O médico e homenageado, Hélio Struthos Arouca, se disse orgulhoso e honrado pela homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, o que demonstra que o trabalho realizado não foi em vão.O advogado Celso Ceccatto, afirmou que a homenagem hoje recebida marca para sempre sua vida. Agradeceu as homenagens recebidas e que expressaram seus sentimentos em palavras que o gratifica muito.Ceccatto disse que já se sentia rondoniense e que a homenagem ratifica este sentimento. Agradeceu aos familiares e colegas de trabalho pelos anos dedicados à Assembleia Legislativa. Emocionado, relatou sua participação na elaboração da Carta Constitucional de Rondônia e disse se sentir orgulho da sua parcela de contribuição ao Estado.O advogado Geral disse ter acompanhado quase todos os passos na evolução de Rondônia, lembrando-se dos primeiros momentos da instalação do Estado. Agradeceu ao Dr. Neidson pela honrosa homenagem e disse ter gratidão por ter ocupado cargo de advogado da casa de Leis.
Pediu perdão a sua família pelas constantes ausências e que o compreendiam. Lembrou saudoso e emocionado do tempo em que trabalhava no campo, na sua terra natal. Narrou sua trajetória de vida e as dificuldades até chegar a este momento em que externa sua mais sincera alegria.
Currículos Resumidos
Celso Ceccatto – Catarinense da cidade de Joaçaba nasceu em 9 de agosto de 1955, casado e pai de sete filhos. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem pós-graduações e foi professor por 10 anos em instituição de ensino superior.É servidor da Assembleia Legislativa desde 1º de dezembro de 1983, onde ingressou como Assessor Jurídico, tendo exercido diversos cargos desde então na Advocacia Geral.
Em 2012, já como Advogado Geral da Casa de Leis, destacou-se em várias causas, como a que propiciou a renegociação da dívida da Assembleia junto ao Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), que redundou em diminuição relevante no valor da dívida.Contribuiu com a solidificação do Poder Legislativo já em sua implantação, auxiliando na redação do Regimento Interno e toda estrutura necessária para o bom andamento dos trabalhos legislativos. Primando pela moralidade e justiça, Ceccatto hoje goza de prestígio e respeito de todos os servidores e parlamentares.
Júlio Pérez Antelo – Nascido na cidade de San Joaquin, Estado do Beni, na Bolívia, no dia 17 de março de 1942, o médico é casado, com formação primária, secundária e universitária em Beni e La Paz. Atuou como médico especialista com diploma de cirurgião da Sociedade Beniana de Cirurgia, afiliada à Sociedade Boliviana de Cirurgia, em 1976.Ele se especializou em Medicina Familiar na Caixa Nacional de Segurança Social em La Paz e realizou cursos de Videoendoscopia Digestiva, Ultrassonografia em Ginecologia, Obstetrícia, Abdômen Superior, Transvaginal e Mamas, em Goiânia (GO) nos anos de 2001 e 2002.Em Rondônia, nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, foi atuante ininterrupto na área da saúde, laborando como médico plantonista, diretor e chefe do setor de cirurgia do Hospital Regional de Guajará-Mirim, médico municipal e estadual em Nova Mamoré, primeiro perito ‘AD HOC’ da Delegacia da Mulher e da Delegacia de Polícia Civil e secretário Municipal de Saúde em Guajará-Mirim.Considerado médico respeitado, pessoa idônea, de caráter ilibado e dono de currículo invejável, Júlio Pérez Antelo, além de várias atividades exercidas no Brasil, realizou também inúmeros congressos e encontros ministrados pela Associação Médica de Rondônia.
Hélio Struthos Arouca – Nascido em Guajará-Mirim, em 1931, casado, foi o primeiro filho de Rondônia a se formar em Medicina. Com 55 anos de dedicação na área da saúde, Hélio Struthos Arouca, hoje com 84 anos de idade, se formou na Universidade de Medicina de Minas Gerais em 1953.Struthos cursou o primário na antiga Escolas Reunidas, atualmente Escola Simon Bolívar, em Guajará-Mirim. Em Porto Velho, estudou no Colégio Dom Bosco, e em Manaus (AM), concluiu o segundo grau no Colégio Dom Bosco do município. Realizou curso científico no Colégio Evangélico Instituto Gamon, na cidade de Lavras (MG), em 1951.Pessoa idônea, de caráter ilibado, exerceu o cargo de diretor da maternidade Darcy Vargas de 1959 a 1962, em Porto Velho e foi diretor do Hospital Perpétuo Socorro, atualmente conhecido como Hospital Regional e Maternidade Arthur de Figueiredo, em Guajará-Mirim, onde também atuou como secretário Municipal de Saúde.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!