Deputados asseguram que CPI dos frigoríficos não vai retroceder

Deputados asseguram que CPI dos frigoríficos não vai retroceder

Deputados asseguram que CPI dos frigoríficos não vai retroceder

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante entrevista na manhã deste sábado (19), à rádio Verde Amazônia, em Ariquemes, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e o deputado estadual Adelino Follador (DEM), asseguraram que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Assembleia para apurar a suposta formação de cartel pelos frigoríficos, não vai retroceder.
 
“Baixaram o preço da carne para o produtor, mas para o consumidor, a carne continua com preço alto nos açougues e mercados. A arroba do boi em Rondônia nunca esteve tão baixa, o que prejudica a nossa economia”, disse Maurão.
 
Para o presidente, “a Assembleia discutiu essa crise com os criadores, propusemos a baixa da pauta do boi em pé, para venda fora de Rondônia, e instalamos a CPI para apurar a possível formação de cartel pelos frigoríficos”.Maurão avaliou que a concessão de incentivos fiscais aos frigoríficos, pelo Governo, precisa ser revista. “O incentivo seria para gerar emprego, garantir mercados para o nosso produto, entre outros benefícios. O que não está ocorrendo, pelo contrário”.
 
O deputado Adelino acrescentou que, nos últimos meses, a venda de gado em pé, principalmente para São Paulo, tem mostrado que o criador vender seu gado em Rondônia está sendo um mal negócio.“Levando um bezerro para São Paulo e pagando todas as taxas e impostos, ainda assim o lucro é superior a R$ 100 por cabeça, se comparado ao preço praticado em Rondônia. A CPI está apurando essa suposta formação de cartel, com o fechamento de plantas frigoríficas e a prática de preços combinados, prejudicando os criadores e a economia do Estado”, completou.Follador denunciou que a maior parte das mais de 120 mil propriedades de Rondônia é formada por pequenos produtores. “É quem tem poucas cabeças para criar, vender e sustentar suas famílias. São esses que mais estão sofrendo com essa ação prejudicial dos frigoríficos”.
 
Adelino garantiu que os membros da CPI estão empenhados em apurar a real situação da cadeia da carne. “Não podemos recuar. Não se trata de uma ação partidária, mas sim de um posicionamento em defesa dos criadores e do nosso rebanho, que é responsável por gerar empregos e pela maior fatia da exportação de Rondônia”.O presidente relatou ainda que a Assembleia vive hoje um clima de calmaria institucional, com uma boa relação entre os poderes e instituições. “Temos trabalhado para ampliar essa boa relação com todos os segmentos, sempre buscando o diálogo e a aproximação com a sociedade”.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS