Uma Rondônia muito especial por - Confúcio Moura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em quarenta anos de franco crescimento, foi bom, mas, será melhor para os novos investidores no Estado. Aqui, o ambiente é favorável para todos os negócios. Não porque seja o Governador do Estado que estou dando esta injeção de entusiasmo. mas, pelo milagre que vi acontecer nestes quarenta anos que vivo aqui. Rondônia é um admirável mundo novo.
Os pioneiros que vieram pra cá, com a cara e coragem, uma ousadia fora do comum, padeceram todas as agruras do atrevimento. Valeu o resultado de todo esforço. A quantidade de recursos investidos no Estado foi fantástico.roesperança.O valor das terras rondonienses há 10 o 15 anos era preço de banana. Teve muito lote trocado por carro velho. Hoje, as terras estão bem valorizadas e vão valorizar ainda mais. Na hora que o Estado e ou Governo Federal regularizar as áreas de posses ou mesmo assentamentos emancipados não titularizados, Rondônia dará um salto incomparável no seu crescimento.
Na área das telecomunicações pulamos de um ponto de Teleron, onde se fazia fila para telefonar, para modernos meios. As cidades brotaram no meio da mata e do nada. A principio como um simples desenho afoito. Um ponto para ser uma singela agrovila. Tudo se insurgiu e a agrovila se transformou em cidade. E de agora em diante, que chegou a hora de se ganhar dinheiro e aproveitar um Estado amansado da malária e muitas outras doenças tropicais.É o momento de produzir melhor e introduzir novas tecnologias nas diversas áreas de trabalho. As fazendas devem caminhar no rumo da certificação.
A inovação da certificação na agricultura. E a palavra mágica da grande transformação: respeito ao meio ambiente. Quando falo meio ambiente me refiro aos rios, nascentes, igarapés, a floresta, o solo, os venenos, os fertilizantes, o ar. Aumentar a produção do leite. Temos que reconhecer que as nossas pastagens estão em grande parte degradadas. E vamos fazer todo esforço possível para incentivar a recuperação destas áreas degradadas. Aí meu irmão, é correr para o abraço. A produção do Estado será extraordinária.Na indústria madeireira, teremos um longo caminho ainda, para percorrer. Tem algumas, exemplarmente, implantadas. Manejos florestais respeitados, licenciamentos analisados e liberados ou não, para cada árvore da floresta nativa derrubada, outras 50 plantadas. Chegou hora de se plantar árvores. E aumentar ainda mais a criação de peixe em cativeiro, com certificação e segurança ambiental.
Rondônia tem muitas faculdades preparando jovens profissionais, com o curso superiores e técnicos, é uma das maiores redes da Amazônia inteira. E dar saltos na qualidade da educação. Tudo é uma questão de capricho gerencial e boa vontade. No quesito Estado, este sim, precisa se enxugar ainda mais. O Estado leve. Deixando tudo que possa ser administrado pela iniciativa privada – para a iniciativa privada fazer. É seguir este roteiro e esperar mais 10 anos para mais outra gigantesca transformação.Quem viver verá.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!