Somos UNIR e votamos ARI - Por João Paulo Viana

Somos UNIR e votamos ARI - Por João Paulo Viana

Somos UNIR e votamos ARI - Por João Paulo Viana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ari Miguel Teixeira Ott, ou apenas Ari Ott, é um dos indivíduos cuja trajetória pessoal, acadêmica, e intelectual, é uma das mais fantásticas que conheci na vida. Filho de pai alemão, e mãe brasileira, nascido em Salvador, na década de 1950, o professor Ari Ott formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo se especializado em psiquiatria. Recém formado, partiu para Universidade de Brasília (UnB), no final dos anos 1970, para cursar o mestrado em Antropologia, sendo orientado por Roberto Cardoso de Oliveira, que ao lado de Darcy Ribeiro é considerado fundador da disciplina no Brasil.

Com o título de mestre em Antropologia, Ari Ott chegou nas terras de Rondon no início dos anos 1980, para coordenar uma pesquisa sobre a situação de saúde dos migrantes atraídos pelo POLONOROESTE. A partir daí, se dedicou ao estudo da Amazônia, com especial interesse sobre as comunidades indígenas, concentrando suas pesquisas na área de saúde indígena, bem como nos estudos relacionados ao ecossistema amazônico.  Nesse período, tornou-se um grande crítico das atividades predatórias da Amazônia, travando inúmeras batalhas contra o garimpo no Rio Madeira e a contaminação pelo mercúrio. Em 2002, Ari Ott obteve seu doutoramento em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a tese “Dos projetos de desenvolvimento, ao desenvolvimento dos projetos: o PLANAFLORO em Rondônia”.

Na Universidade Federal de Rondônia, onde ingressou em 1985, Ari Ott ocupou vários cargos de gestão, entre eles o de Vice-Reitor e, atualmente, o de Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa, na gestão da Magnífica Reitora Profa. Berenice Tourinho. No início da década de 1990, ele foi eleito Reitor da UNIR, mas uma intervenção política das forças conservadoras à época o impediu de assumir o cargo.

Em 2011, o professor Ari Ott foi uma das lideranças oposicionistas que encabeçou um importante movimento contrário a uma gestão desastrosa, que envergonhou a nossa Universidade perante a sociedade rondoniense e brasileira. Sua luta, e de um grupo progressista, teve como desfecho a renúncia de um reitor, e a eleição da professora Berenice Tourinho. A virtuosa administração da professora Berenice se consolidou pela transparência e o respeito à Res Pública, recuperando a confiança e a admiração dos cidadãos rondonianos pela nossa UNIR. É inegável que poucas pessoas conhecem tão profundamente a nossa Academia como o professor Ari Ott.

Ciente de que ele postula o cargo de Magnífico Reitor, não tenho dúvida de que Ari Ott se evidencia como o melhor nome, capaz de dar continuidade e aprofundar o trabalho e os ganhos da atual gestão. Nesse contexto, esse baiano, rondoniano, médico e antropólogo, que adotou Rondônia como sua terra, e seu apaixonou pelos índios da Amazônia, será por nós eleito o Reitor da nossa Universidade. Desse modo, conclamo toda comunidade acadêmica: no dia 30 de março, somos UNIR e votamos Ari!

João Paulo Viana é professor de Ciência Política do DCS/UNIR

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS