Participação da mulher na política - Por Jaqueline Cassol

Participação da mulher na política - Por Jaqueline Cassol

Participação da mulher na política - Por Jaqueline Cassol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  

Jaqueline Cassol, advogada e presidente do PP-RO para o COMJUSTICA.COM

‘‘Se uma mulher entra na política, muda à mulher. Se muitas mulheres entram na política, muda à política’’. (Michelle Bachelet Ex - presidente do Chile)

A luta por igualdade, liberdade e a participação em diversos grupos de debates têm feito parte da história das mulheres na construção das sociedades. Assim, podemos afirmar, também, que a presença feminina na política tem se tornado cada vez mais importante na consolidação da democracia brasileira e na defesa da igualdade de direitos.           

As mulheres vêm se destacando em vários setores da sociedade e não podem ficar longe da política. Assim, o PP Mulher vem para fomentar a ideia de que as mulheres precisam participar mais.

O principal objetivo do PP Mulher é aumentar a representatividade feminina do partido nos poderes Legislativo e Executivo, evidenciando a necessidade de cada vez mais inserirmos a mulher na política do nosso País, mostrando sua importância na construção de uma sociedade mais justa e equânime.              

O PP Mulher tem o objetivo de formar mulheres líderes e conscientizar o público feminino do seu valor na política nacional, considerando importantíssima a participação da mulher na sociedade brasileira.

Realidade Atual

Atualmente, nós mulheres, somamos mais da metade da população (51,3%), todavia, ocupamos um percentual de menos de 15% dos eleitos.             

Então, por que ainda somos tão poucas no poder? O que é possível fazer para mudar essa realidade?        

Levantamentos revelam que menos de 10% das prefeituras são dirigidas por mulheres. Nas Câmaras de Vereadores, apesar de termos um número um pouco maior, esse percentual não ultrapassa 12%. Nas Assembleias Legislativas, o quantitativo fica em torno de 10%.

Em 2015, as mulheres são 9,94% da Câmara, contra os 8,77% da legislatura iniciada em 2011. Com 51 deputadas eleitas, a bancada feminina da Câmara dos Deputados pouco cresceu em relação às eleições de 2010, quando 45 mulheres foram escolhidas nas urnas. Se no início da atual legislatura, elas representavam 8,77% dos 513 deputados, em 2015 são 9,94%.             

No Senado Federal também não temos uma representativa feminina expressiva, tanto que, nas últimas eleições apenas cinco novas senadoras foram eleitas. Elas se juntaram a seis senadoras atualmente em exercício com mandato até 2019, totalizando uma bancada de 12 parlamentares. As mulheres representam 13,6% dos 81 senadores.             

Na disputa dos governos estaduais, apenas uma, Suely Campos (PP), de Roraima, foi eleita.

Vem, então, o contraste estimulante: o cargo maior da República está ocupado, por uma mulher.               

Diante desse fator positivo devemos nos unir e, juntas, conquistar uma parcela maior de representatividade junto aos Poderes Legislativo e Executivo, pois esse ano, 2016, é ano de eleições municipais.

Para ajudar a construir um país mais justo e igualitário, são essências dois passos:

1-            Filie-se a um partido político e participe das ações desenvolvidas por ele.

2-            Candidatem-se nas próximas eleições.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS