Ana Maria Negreiros quer Delegacia da Mulher 24h ou em dois expediente

Ana Maria Negreiros quer Delegacia da Mulher 24h ou em dois expediente

Ana Maria Negreiros quer Delegacia da Mulher 24h ou em dois expediente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A vereadora Ana Maria Negreiros está levantando uma bandeira muito importante para o enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Porto Velho. Trata-se da ampliação do atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) que atualmente funciona apenas no período da manhã das 7:30 as 13:30. Ana Maria se reuniu com secretário da Sesdec – (Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania) Antônio Carlos Reis e cobrou o funcionamento 24 horas da delegacia.

Durante a reunião o secretário informou que para o local prestar atendimento 24 horas à mulheres vitimas de violência doméstica se faz necessário um efetivo maior, porém, a secretaria está fazendo um estudo para que no próximo concurso público do Estado sejam incluídos no edital a contratação de mais servidores para os quadros da delegacia.

Carlos Reis explicou à vereadora que com a inauguração da Unidade de Segurança Pública (Unisp) que está em fase de conclusão e fica localizada na Avenida Amazonas vários atendimentos serão centralizados, inclusive a 8ª delegacia de Polícia que passará a funcionar dentro da Unisp. O titular da Sesdec ressaltou que com a mudança do 8º DP o prédio dará lugar a mais uma Delegacia da Mulher, na zona leste de Porto Velho.

Ana Maria propôs ao secretário que o mesmo fosse feito na zona sul de Porto Velho. Segundo ela, o setor é o segundo mais populoso da cidade. Outra solução apresentada pela vereadora foi a ampliação do expediente da Delegacia do Centro da Cidade. “Assim como várias secretarias do Estado que funcionam em dois expedientes que vão das Oito as 12 e das 14 às 18 horas a Delegacia da Mulher também poderia funcionar nesses horários. Seria um paliativo até que pudesse ser 24 horas. Se uma mulher sofre violência a noite ou a tarde, ela tem que esperar o outro dia para procurar a delegacia. Temos duas leis importantíssimas no enfrentamento à violência que é a Lei Maria da Penha e a de feminicídio e precisamos avançar num problema social tão grave e já vitimou milhares de mulheres. Vou continuar lutando por isso e espero que logo esta delegacia seja 24 horas”, opinou a vereadora.

Na semana passada Ana Maria visitou a DEAM e lamentou que a maioria dos casos aconteçam nos finais de semana e a noite e destacou que é de suma importância o atendimento 24 horas na delegacia. “Nosso município tem mais de 500 mil habitantes e tem uma triste e alarmante estatística de violência doméstica. Infelizmente a cada um minuto uma mulher é vítima de violência no Brasil, e na região norte os números de ocorrência são maiores. As mulheres precisam de um tratamento digno e especializado.  Agradeço ao secretário Carlos Reis que se mostrou sensibilizado com a causa. Sei da boa vontade dele em resolver o problema, mas sabemos que muita coisa esbarra na burocracia”, concluiu a vereadora.

Estiveram presentes na reunião a presidente da Comissão da Mulher da OAB/RO, Elda Luciana Oliveira Melo, o secretário geral do OAB/RO Walter Gustavo Lemos, e a presidente do Conselho das mulheres, a coordenadora Municipal de política públicas para as mulheres, Vanusa Nascimento Machado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS