Mariana Carvalho luta por recursos do BNDES para a região
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Plenário da Câmara aprovou emenda à Medida Provisória 663/14, que direciona 30% dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) a financiamentos para tomadores situados nas regiões Norte e Nordeste.
Essa foi a única mudança a MP que aumenta em R$ 50 bilhões o limite de recursos que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá emprestar com subvenção econômica da União.O total passa a R$ 452 bilhões.
A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) destacou o avanço para a economia regional com a medida e anunciou que vai buscar o apoio junto a senadores, principalmente da bancada tucana para que a proposição seja aprovada no Senado.
“Trata – se de uma iniciativa louvável porque as regiões Norte e Nordeste precisam de apoio desta natureza para o fortalecimento da sua economia e consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população, além do incentivo ao empreendedorismo”, argumentou à tucana.
Ela observou que as duas regiões já contam com organismos de fomento , mas ressaltou que tanto o Norte como o Nordeste do Brasil apresentam desigualdades diante das demais regiões brasileiras.
Conforme observou, a histórica seca em estados nordestinos sempre representou um grande desafio para o desenvolvimento local, enquanto a distância e dificuldades de logísticas de quem investe na região Norte também se constituem numa dificuldade para o progresso do Norte do País.
O BNDS financia recursos para empresas com taxas de juros abaixo do mercado. A diferença é coberta pelo Tesouro Nacional. Tais empréstimos com juros subsidiados pelo Tesouro fazem parte do Programa de Sustentação do Investimento (PIS), criado para conter a crise financeira global.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!