Ezequiel Junior quer Força Nacional em Machadinho e Cujubim
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Parlamentar explica que o índice de violência está alto devido à falta de policiais militares. O deputado Ezequiel Junior (PSDC) discursou em sessão ordinária na Assembleia Legislativa
sobre a decisão do Ministério da Justiça em prorrogar a permanência da Força Nacional por mais 180 dias no Vale do Jamari para reforçar a segurança nos nove município da região. O parlamentar pediu especificamente que seja colocada uma tropa nos municípios de Machadinho do Oeste e Cujubim, devido ao elevado índice de violência.
As tropas estão na região desde setembro do ano passado e o prazo terminaria neste mês de março. Com o prolongamento do trabalho, os policiais devem ficar até setembro de 2015. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 4. “A prorrogação foi solicitada pelo Governo de Rondônia. Fiz o pedido para que esses dois municípios sejam beneficiados. Não quero que as tropas realizem uma operação lá e saiam, mas que permaneçam pelo menos por seis meses”, reivindicou.
Disse que Cujubim tem atualmente sete policiais militares. Três realizam trabalho interno, um está de férias e a segurança está sendo feita por três. “Com o aumento da violência a população e os comerciantes clamam pela permanência da Força Nacional nesses municípios”, afirmou.
Outra situação apresentada pelo parlamentar é sobre uma viatura nova que está parada em Machadinho do Oeste por falta de revisão. “Já requeri que seja feita esta revisão e quero reiterar a solicitação nesta tribuna”, destacou.
Em aparte, o deputado Léo Moraes (PTB) disse que estão ocorrendo crimes diversos em várias regiões do Estado. “Pode contar com meu apoio em qualquer propositura referente à segurança pública”, frisou.
Também em, aparte o deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou Ezequiel pelo tema e disse que Machadinho faz parte da região. “Graças a Deus foi renovado o convênio. Precisa ser feita uma ação em toda a região, porque os bandidos passam por Machadinho, Monte Negro e Ariquemes. Tomara que essa renovação do convênio inclua também Machadinho”, afirmou.
Em aparte o deputado Alex Redano (SD) lembrou o assassinato do policial Campos. “Além da violência também houve morosidade no atendimento médico, o que precisa ser investigado”, salientou.
Em aparte, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) disse que somente na última segunda-feira, das 8h às 19h30, houve 14 furtos e quatro roubos no município de Jaru. “Precisamos cobrar a regionalização da Polícia Civil em Jaru. A situação está tão drástica que o quartel em Jaru foi construído num mutirão com a ajuda dos comerciantes”, afirmou.
O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), em aparte, disse que não há zelo e boa vontade do Estado para repor efetivo. afirmou que na Copa do Mundo foi utilizado efetivo do Exército. “Por que não utilizam esse efetivo nas fronteiras? Precisamos convocar o secretário de Segurança para se manifestar sobre o assunto. O governador diz que ia contratar o dobro de policiais e o secretario só 240. Quem manda no estado é o governador ou secretário?”, questionou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!