Será que nossos viadutos dessa vez vão sair mesmo? - Sergio Pires

Ao custo de 75 milhões de reais, a vencedora garante que entrega a obra pronta, dentro do prazo estipulado e com qualidade.

Será que nossos viadutos dessa vez vão sair mesmo? - Sergio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A empresa que venceu a nova concorrência do Dnit para concluir as obras dos seis viadutos sobre a BR 364, ganhou o certame porque cumpriu a mais básica das exigências da retrógrada e malandra lei 8666: a de apresentar o preço mais baixo, não importando as demais condições. Ao custo de 75 milhões de reais, a vencedora garante que entrega a obra pronta, dentro do prazo estipulado e com qualidade. Sendo realista - e não pessimista, como parece - tudo isso se assemelha aqueles velhos filmes que a gente já viu muitas vezes. A empresa apresenta sua proposta a um preço muito abaixo do mercado, para ganhar a concorrência. Depois, como seu preço é irreal, tem que recorrer a novas negociações para correção dos custos e valores (o famigerado aditivo) e, caso ele não seja dado, a tendência é que se torne mais uma obra paralisada. Espera-se, claro, que não seja o caso, mas o desenho é muito parecido ao que já se conhece. Foi assim com dezenas de obras que estão paradas, tanto em Rondônia como no país afora e, sem dúvida alguma, é esse o quadro escuro que se antevê, outra vez, em relação aos nossos viadutos.

Essa orgia de leis contraditórias, de controles daqui e dali, de interferências de tribunais de contas, do Ministério Público, do Judiciário; de denúncias apenas de suspeitas que paralisam obras gigantescas (as que paralisaram a implantação do sistema de água e do esgoto em Porto Velho são exemplos claros), já deveriam ter sido extirpadas do nosso país. A famigerada Lei 8666 já deveria ter sido modificada há muito tempo. Se não o é, certamente é porque nossas autoridades maiores acham que está tudo bem. E se eles pensam assim, não há como não suspeitar que nossos viadutos (dentro da mesma linha de raciocínio), levarão ainda muitos anos para se tornarem realidade. Lamentável!

 

BAIXARIA CRIMINOSA

A invasão da sede do diretório do PSDB em Porto Velho, na madrugada de ontem, é um ato criminoso inominável, nesse início do período mais duro da disputa eleitoral. Como tudo foi revirado, dirigentes do partido acreditam que os invasores estavam a procura de algum tipo de documento específico. É necessário que as autoridades tomem medidas enérgicas, que descuram os envolvidos e os mandantes e os ponham na cadeia. Não se pode admitir, nem com os tucanos nem com qualquer outro partido, esse tipo de baixaria criminosa.

 

NINGUÉM É PRESO

A baderna na tal Calçada de Fama, voltou a ser assunto da Capital depois do jogo onde o Brasil foi humilhado pela Alemanha, na terça. Os de sempre, conhecido bloco dos bêbados, desocupados e irresponsáveis que agem naquela área, atacaram novamente a PM, jogando garrafas, pedras e tudo o que encontraram pela frente nos policiais. O que não se entende é que, mesmo com toda a confusão e falta de respeito às leis e à autoridade, ninguém tenha sido preso. É uma vergonha. Enquanto não der cadeia para uma meia dúzia, a bagunça vai continuar.

 

SEM NEGOCIAÇÃO

Se não houve acordo, motoristas e cobradores podem entrar em greve à meia noite deste sexta, ou seja, o porto velhense já estará sem transporte coletivo. A coisa está séria,  porque a Prefeitura não aceita sequer receber os empresários do setor para conversar e as empresas, sem reajuste das tarifas há 40 meses, estão já trabalhando no vermelho. Alegam que não têm de onde tirar para pagar mais reajustes a seus funcionários. Neste período todo, a inflação chegou a 22% e nem isso o Município aceita rejustar. Problemão!

 

QUEM É?

Com 4% das intenções de votos nas pesquisas para a Presidência, o até agora desconhecido Pastor Everaldo chegou em Rondônia, nesta semana, sob os olhares curiosos de várias lideranças políticas. Encontrou-se, entre outros, com o tucano Expedito Júnior, em sua andança pelo interior. Foi o primeiro presidenciável (ele é candidato do nanico PSC) a visitar o Estado, desde que começou a campanha eleitoral. O pastor Everaldo tem um público fiel em São Paulo, mas quer ser conhecido em todo o país. E os 4% que já conseguiu, podem até desequilibrar, numa eleição em que tudo está meio empatado.

 

ROMÁRIO BATE DURO

O texto é longo, mas merece ser lido do início ao fim: https://www.facebook.com/romariodesouzafaria/photos/a.118367314924915.24204.111949165566730/657070444387930/?type=1&fref=nf. É o depoimento espetacular do deputado e ex craque Romário, campeão do mundo, sobre a vergonha do nosso futebol. O final do texto é antológico. Romário bate duro e, com toda a razão, abaixo da linha da cintura dos ladrões que tomaram conta do futebol canarinho. Escreve com clareza o que está acontecendo e indica os caminhos para resolver....

 

TAÇA DA VERGONHA

O final do texto é também uma crítica à Copa do Mundo e ao governo brasileiro;  Diz que "a Presidente Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos! Eles levarão a taça e nós ficaremos com nossos estádios superfaturados e nenhum legado material, porque imaterial, mostramos para o mundo que com toda nossa dificuldade, somos um povo feliz. Essa será a taça da vergonha".

 

PERGUNTINHA

Será verdade que já tem gente marcando no calendário que faltam pouco mais de 1.450 dias para a próxima Copa do Mundo, na Rússia?

 

  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS