Ana Maria Negreiros solicita ampliação do serviço de saúde
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A vereadora Ana Maria Negreiros esteve em Brasília em reunião com a Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de buscar informações sobre a ampliação do atendimento das equipes de saúde bucal que trabalham integradas às equipes de saúde da família nas comunidades e a possibilidade de implantação de um laboratório de prótese dentária no município de Porto Velho.
Na ocasião a coordenação do MS informou que o município de Porto Velho por já está cadastrado no Programa Brasil Sorridente atende todos os requisitos para ser contemplado com um Laboratório Regional de Prótese Dentária – LRPD. “Nosso município possui equipe de saúde da família implantada, materiais e equipamentos adequados e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS). Basta apenas que o gestor se cadastre junto ao MS”, explicou Ana.
Ana Maria enfatizou que para se cadastrar o gestor municipal deve apenas acessar o sistema de cadastro disponível no site da coordenação-geral de saúde bucal (CGSB). “Já informei ao secretário de Saúde do Município (Semusa), Domingos Sávio sobre os procedimentos para se cadastrar no programa e ele garantiu que nos próximos dias irá tomar todas as medidas necessárias para que o município seja inserido no sistema e receber mais esse benefício. Fui eleita vereadora, mas minha profissão é cirurgiã-dentista e sei da importância de próteses dentárias parciais ou removíveis, pois devolve autoestima, qualidade de vida e saúde bucal à população. Também requisitei um consultório odontológico para o Centro de Convivência do Idoso (CCI), de Porto Velho”, frisou a parlamentar.
Com vistas à capacitação dos servidores da saúde, Ana Maria solicitou ainda cursos de capacitação. Em resposta o MS informou que estão disponíveis cursos em atendimento pré-hospitalar fixo para os seguintes profissionais: técnicos em enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Inicialmente serão contempladas apenas as UPAS habilitadas e custeadas pelo MS.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!