Defesa da agricultura familiar marca abertura de Congresso de trabalhadores rurais

Defesa da agricultura familiar marca abertura de Congresso de trabalhadores rurais

Defesa da agricultura familiar marca abertura de Congresso de trabalhadores rurais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Com a presença de cerca 250 delegados (as) dos 41sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais filiados Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foi realizado na noite desta terça-feira (18), no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, a abertura oficial do 6º Congresso da Federação dosTrabalhadores na Agricultura de Rondônia (CONFETAGRO).

Compondo a mesa estavam o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, a secretária de mulheres da FETAGRO, Izabel Lopes, o vice-presidente e secretário de relações internacionais da CONTAG, William Clementino, a secretária de mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, o delegado federal do desenvolvimento agrário, Genair Capelini, o presidente da CUT-RO Itamar Ferreira, o presidente da Base Regional Cooperativa de Crédito e Interação Solidária – Cresol, Sandro Souza da Silva, Claudinei dos Santos representando a Via Campesina, além de representantes da Conab, Ceplac e Banco da Amazônia.

O presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, saudou a todos, pedindo que cada delegado e delegada ali presente ajudem a construir a agricultura familiar no estado de Rondônia, construindo propostas desafiadoras interna e externamente. Lazinho, como é conhecido, afirmou que o Congresso é de grande importância e se caracteriza um momento de reflexão. Para ele é preciso que se faça uma análise do modelo de produção aplicado no país, o qual contribui para o avanço do agronegócio e desfavorece a agricultura familiar.

Lazinho registrou que o Movimento Sindical teve pautas e avanços importantes como a implementação dos programas Pronaf, PAA e Habitação Rural. Destacou que a Federação, em Rondônia, também alcançou algumas conquistas como o Programa de Regularização fundiária, pautado no Grito da Terra de 2006, e construído para Rondônia com a contribuição da Federação. Pontuou ainda que há muitos desafios para o fortalecimento da agricultura familiar, e portanto é precisamos ter confiança, para juntos, enfrentá-los.

 

O fortalecimento do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura familiar norteou a fala do vice-presidente da CONTAG Willian Clementino. Willian reforçou a necessidade de se fazer regularização fundiária para o desenvolvimento da agricultura familiar e de buscar garantias de políticas públicas para a categoria. Avançar na produção sustentável e combater o capitalismo “selvagem” também foram apontamentos colocados pelo dirigente. Falando em nome da Confederação, William cumprimentou a todos, desejando sucesso ao Congresso, considerando esse é um instrumento para a consolides das ações da Federação.

Alessandra Lunas, secretária de mulheres da CONTAG, destacou o protagonismo da mulher na história da Fetagro, lembrando que esta entidade, em sua fundação, foi a primeira a eleger uma mulher para a presidência. Parabenizou a entidade pela trabalho e organização das mulheres do campo no Estado. Alessandra também colocou aos presentes a importância de se fazer uma reflexão acerca de qual é o papel da agricultura familiar no atual cenário mundial de recessão na economia e seus desafios internos e externos.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) enfatizou a importância dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) estarem filiados à CUT, sendo que atualmente 28 sindicatos já estão na Central e outros já iniciaram o processo de debate. A CUT tem atuado para fortalecer as lutas e mobilizações dos Sindicatos, atuando principalmente naquelas reivindicações que exigem uma mobilização mais ampla da sociedade.

A luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras rurais foi o ponto central do discurso da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRO, Izabel Lopes. Após ressaltar que este Congresso registra 55% de participação das mulheres, apontou os desafios que ainda devem ser superados, como a aprovação da paridade e autonomia das mulheres, por exemplo. O 6º CONFETAGRO acontece até o dia 20, véspera da eleição da nova diretoria da FETAGRO

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS