Em 2012, pela primeira vez no Estado de Rondônia um candidato indígena consegue se eleger vereador, e o mais inusitado é que foram dois no mesmo Município. O fato ocorreu em Guajará-Mirim, cidade localizada a 372 Km da capital Porto Velho e na disputa estavam 11 vagas para vereador.
Roberto Oro Win, candidato do PSB, foi o Vereador mais votado do Município, eleito com 569 votos, concorrendo pela coligação “Guajará tem Jeito”. O índio Roberto mora e trabalha como agente de saúde na aldeia de São Luiz – Aldeia Rio Negro Ocaia. Roberto concorreu com o nome de urna Nham-Pá Oro Win.
Arão Wao Hara Ororamxijein, candidato do PTB, concorreu pela coligação Respeito “Pelo Povo” e foi o terceiro Vereador mais votado, eleito com 552 votos. Arão é da aldeia Laje Novo, localizada no Ramal Bom Sossego, próximo de Guajará. O agora Vereador Arão Wao é professor das séries iniciais, porém vota na aldeia de Santo André, que é um pólo de votação, abrangendo várias aldeias.
O Chefe de Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Guajará, João Paulo Rodrigues de Lima, em conversa telefônica com a assessoria de comunicação do TRE-RO, destacou que os dois índios eleitos Vereadores são “índios autênticos”, que moram nas aldeias indígenas e cultivam todos os costumes do seu povo.
“A eleição deste dois índios aqui em Guajará representa para nós da Justiça Eleitoral a certeza de que estamos possibilitando aos nossos eleitores o direito a livre escolha, bem como é a prova de que o processo democrático em nosso Município tem sido exercido em sua plenitude”, afirmou o Chefe de Cartório.