Profissão respeitada dentro da comunicação social, o assessor faz a ligação entre políticos, empresas, sindicatos com os veículos de comunicação, facilitando o acesso ao assessorado por jornalistas e vice-versa…
Assim como em toda profissão, tem os “malas” e é um causo sobre um dos primeiros assessores de imprensa que se tem noticia que hoje levo aos leitores.
Registros não confiáveis dão conta que no antigo Egito, na história de Moisés x Faraó, a participação de um “assessor” teria sido crucial.
SEM ESPAÇO
Conta a “estória” que Moisés, um jovem hebreu que vivia como escravo na “pérola” do Nilo tinha ideias modernas e democráticas. Não aceitava o pensamento dominante. Não admitia o trabalho forçado nas obras daquele reino a base de chicote, pão e água. Bastava. Resolveu que iria enfrentar o Faraó. Propagava que todos enfrentassem o sistema. Que fugissem daquela penúria.
Porém, Moises não conseguia espaço na Imprensa egípcia. Os grandes Papiros ( veículos de comunicação) estavam todos “acertados” com o Faraó. Frequentavam o Palácio. Participavam de banquetes. Tomavam banhos juntos em saunas. Até grandes orgias rolavam.
Ordem do Faraó. Ignorem este tal de Moisés. Revolucionariozinho de merd.... Diz até que tem apoio de Deus. - Eu sou Deus e não apoio nada disso.Deve ter fumado muita erva importada daqueles gregos filósofos, esturra o faraó enfurecido
Ordem dada, missão cumprida. Fecharam-se as portas dos “grandes Papiros” para o Hebreu.
BARDOS
Moisés sentia na pele a indiferença da Imprensa. Suas ideias, até certo ponto divinas, não atingiam todos os escravos. Sem informação de qualidade, viviam como gado. Não sabiam a força que tinham todos unidos.
Em suas andanças pela periferia, onde subia em caixotes para levar sua mensagem, Moisés chegou perto das obras das Pirâmides, que estavam atrasadas e novamente tinham sido paralisadas. Um grande esquema de desvio de pedras do “mestre de obras público” na capital do Egito ( uma espécie de prefeito) conduzia a passos de tartaruga o maior empreendimento da capital egipícia.Alguns diziam que ele era incompetente. Na verdade um grande ladrão, da pior qualidade. Na grande imprensa ninguém investigava o Mestre de Obras. Ordem do Faraó.
De repente, um rapaz magro, de olhar ligeiro, com um manto surrado aproxima-se de Moises.
-Você é o tal Moises que falam por aí? O proibido?
-Sou eu mesmo...
-Sou assessor de Imprensa e posso resolver seu problema de cerceamento. Já ouviu falar dos novos “papirinhos”. É um jeito novo de propagar a informação. Ela passa de mão em mão. Sem falar que ali estão os bardos, loucos revolucionários. Chamam até de jornalistas suicidas, graças a “chicotadas editoriais” que de vez em quando dão no costado do Faraó.
- Consigo espaço para você lá. Tem vários, conheço o pessoal do Egitoaovivo, Egitoagora e Tudoegito.
-Pode ser, teria dito Moisés... E foram atrás dos “loucos”. Só encontraram o “cara“ do Egitoaovivo, que bebia vinho romano contrabandeado em uma taverna clandestina.
O do Egitoagora estava com a esposa pescando num flutuante no Rio Nilo. O do Tudoegito estava convalescendo, após ser atropelado por um Camelo drogado com exibia um grande chifre na cabeça. Pensa no tamanho do chifre do animal...
- Boa tarde, bebendo a esta hora companheiro?, disse o assessor de imprensa.
- Afogando as magoas. Estou sendo ameaçado de ser chicoteado por ter publicado umas verdades sobre uma das filhas de um graduado da corte. Ela diz que fez Engenharia na Pérsia durante o dia e de noite, corria para Roma na Italia estudar arquitetura. Uma coitada que é manipulada pelo pai. Sem vida própria. Mas amanhã eu volto a carga e dispara - “Q Q tu quer”?
-Este é o Moisés que andam falando...
- Prazer Moisés, admiro sua luta. Conte comigo. Não vai ser mais um açoitamento público que vai me parar... Até o mestre de obras público, aquele ladrão, safado, vagabundo, canalha já tentou. Ofendeu minha mãe, tomei porrada na cara. Porém, o que não te mata, te fortalece, diz o repórter, que pergunta:
-Já tentou marcar uma audiência com o Faraó para buscar abrir um dialogo?
-Ele não quer “falar comigo”...
-Sei como é isso. Também tento há dias ouvir a filha do poderoso da corte, mas seu pai, o “todo poderosa” decidiu que comigo, só chicote resolve.,.
- Meu assessor vai mandar o material...teria dito o homem de barbas longas.
- Combinado. Um aperto de mão selou o apoio. Já na porta, Moises ouve um grito do repórter.
-Ei Garçom, deixa de ser leso e traz meu vinho. Chega de italiano. Troca por um legitimo Português e põe na conta. Assim que eu receber te pago.
- Mas já tem quase um ano que você fala isso...diz Garçom
MANCHETES
Aí começou o entrevero com o Faraó. O assessor de Moises era completamente sem noção. Certa vez, chega na cabana do repórter e diz.
- Sabe aquela praga de gafanhotos...Foi o Moisés que “desenrolou”.
-Xá comigo...
MOISÉS E GAFANHOTOS JUNTOS CONTRA O FARAÓ...
Vieram outras...A cada novo material do assessor,com a pimenta do reino que era acrescida pelo repórter a coisa esquentava.
MOISÉS TINGE AGUAS DO NILO; FARAÓ DIZ QUE ISSO É TERRORISMO
E outra
CARAPANAS INVADEM CIDADE, FARAÓ DIZ QUE SÓ PODE SER COISA DE MOISÉS
E mais uma..
PRIMOGENITOS EGIPICIOS MORREM MISTERIOSAMENTE, FARAÓ DETERMINA PRISÃO DE MOISES
FUGA
Porém, a população já sabia quem era Moisés. Uns o seguiam. Outros curtiam suas ideias. Poucos viravam seus inimigos ferozes.
Até a grande imprensa já estava sendo obrigada a relatar. Não dava mais para segurar a audiência só com cobertura de plantio de arvores no deserto, cafés da manhã no Palácio e entrevistas “oficialescas”. Estavam perdendo espaço para os “papirinhos”...
A chapa esquentou. Moises decide chamar seus seguidores para fugirem. Em direção ao deserto. Rumo a Canaã. O assessor de imprensa vai até o repórter e pergunta se ele não vai.
- Não posso. Meu trabalho é aqui. Vai com Deus. De amarelo, só esta túnica que uso...
BIBLIA
Em plena fuga, Moises enxerga uma grande nuvem de poeira. É o Exército do Faraó. Apertam o passo. Começam a correr. Chegam até a praia. Aquele marzão pela frente..
Moises chama o assessor e fala.
-Olha o que suas “ideias de jerico” provocaram. Estamos num beco sem saída. Sem suas intervenções comunicólogas, ainda poderíamos estar tentando o dialogo. E agora. O Exército vai chegar e matar todo mundo...
O assessor responde:
- Olha Moises, faz o seguinte. Vamos chamar todo mundo em volta desta pedra. Você sobe nela, bate seu cajado e grita. - Abre Mar, invocando sua “parceria” com Deus. Você não tem o apoio do “Homem todo poderoso”? Se nada acontecer, jogamos a culpa nele (Deus). Pelo menos na opinião publica você vai ficar de boa...
- Produzo release e mando para outro amigo meu, do papiro Alto Nilo. Só que ali vai custar uns dobrões...
Já até pensei no titulo:
GENOCIDIO E TRAIÇÃO - DEUS ROMPE ACORDO COM MOISES E HEBREUS SÃO DIZIMADOS
Assustado com a perspectiva da morte, porém crente da força de seu aliado, Moisés em apelo verdadeiro e emocionado a Deus, conseguiu o milagre, que todo mundo sabe. O mar se abriu, os hebreus passaram e o exército foi afogado.
Já do outro lado, Moises chama o assessor e diz. Tá demitido...
Logo agora? diz o assessor
Porque? retruca Moises
- Consegui quatro páginas numa nova “revista” que tá saindo para contar sua história. Chama-se Bíblia a nova publicação e vai bombar...te garanto...
HOMENAGEM
Uma grande brincadeira o causo acima. Uma homenagem aos assessores de imprensa. Somos todos irmãos, mesmo as vezes, estando de lados opostos..
Aliás, no sábado, durante a carreata do candidato Mário Portugues flagrei a apresentadora do programa eleitoral do Portuga, em plena avenida 7 de Setembro, dançando o jingle.
A competente jornalista Silvia Garcia, ex-apresentadora do programa global Auto Esporte. Parece que a felicidade ronda o comitê do lusitano, ora pois...Veja o vídeo...