PAPO RETO
Hoje, a campanha política em Porto Velho não será o objeto total desta coluna.
O assunto que reporto nesta terça-feira (18) é grave, sério e compromete o futuro deste Estado. Assunto tratado como gravíssimo nos bastidores da Assembleia Legislativa. Conversa que provoca arrepios em gente graúda do atual Governo da Cooperação.
Diz a respeito da operação Termopilas realizada pelo Ministério Público de Rondônia com apoio operacional da Policia Federal que resultou em diversas prisões. Duas foram emblemáticas.
A cadeia para o ex- todo poderoso deputado Valter Araujo no âmbito do legislativo estadual e quase 100 dias de cela para o ex-secretário adjunto da saúde, o conhecido Batista na seara do executivo estadual.
Valter continua foragido. Dizem que está mais perto do que imaginam. Falam até que o mesmo não desgruda os olhos dos jornais eletrônicos de Rondônia e até supostamente teria criado perfis “fakes” em redes sociais para comentar notícias. Não duvido.
CAGUETAGEM
Mas este não é o foco...Tem a ver com as delações premiadas que empresários, servidores e o “nego” Batista teriam feito, no sentido de colaborar com as investigações e aliviar a pena.
Primeiro tem que ficar claro para o leitor, que o roubo do erário era praticado nos cofres do Governo do Estado. Não era recurso do Legislativo que era surrupiado. A quadrilha agia dentro do atual Governo, da chamada Nova Rondônia.
Entre os “reclames” de deputados estaduais está a suposta leniência das autoridades fiscalizadoras em concluir a “Termópilas”, a chamada “segunda perna” da operação policial.
Vamos aos “rumores”, lembrando sempre a máxima de um amigo rastafári – Onde tem fumaça, tem fogo....
TRIADE
Supostamente uma tríade agia no submundo da corrupção governamental.
Um era parente do governador, da cozinha mesmo. Sem querer brincar com coisa séria, eu acho que”Cunhado” não é parente, mas vamos lá...
Outro, servidor de carreira, atende pelo codinome “Boca Grande”.
O terceiro, todo mundo já sabe, o Batista da Sesau.
Estes senhores, com total “permissão ou omissão” do atual mandatário teriam praticados os mais escabrosos furtos do nosso patrimônio.
Rezo para que seja omissão, do tipo de governante que vive “avoando”.
NA CARA
Uma situação relatada teria acontecido nas barbas do MPE, quando no auditório do órgão fiscalizador, foi convocada uma reunião para anunciar uma “moratória” da Nova Rondônia para fornecedores. Na época disseram que seria necessário que o fornecedor fizesse um empréstimo bancário para receber seus créditos que tinham ficado da gestão Cassolista.
Pois bem, dizem que nenhum empresário acabou fazendo o empréstimo bancário e sim, um acerto direto com o Batista, que teria nas negociações para pagamento com “deságio”, levantado cerca de dois milhões para o grupo.
A se conferir, se algum empresário foi ao banco ou os empenhos foram pagos....
OUTRA
Logo após a vitória, sentaram para repartir o “butim”. Batista teria pedido para ficar com o contrato dos empréstimos consignados. Ele rende liquido, cerca de 300 mil reais todo mês.
O “cunhado” pediu o contrato de alimentação, O “Boca Grande” preferiu entre outras, negociar com as Usinas, a maldita isenção de ICMS que chegava a 1 bilhão de reais.
Para azar de Batista, já no terceiro mês, aparece o “cunhado”, reclamando 50% do lucro daq consignação. Seria ordem de cima... Sem ter para onde correr, Batista teria cedido a pressão e teria começado a repassar a parte da “família” em cheques, que segundo informação, rastreados chegaram a conta de familiares bem próximos do governador.
Estas e outras situações estão sendo investigadas por profissionais...
CPI
Cabe tranquilamente uma Comissão Parlamentar de Inquérito, de inicio na Saúde, avançando posteriormente para outros setores governamentais, como o caso da vigilância armada, que saltou de 12 milhões no governo Cassol para 56 milhões de reais no Governo Confúcio.
Uma investigação já está em andamento e pode acabar com muito apoiador de campanha na cadeia.
A única certeza que se tem que caso se confirme as boatarias que incendeiam os gabinetes de deputados estaduais, não sobrará pedra sobre pedra.
Nenhuma coluna será capaz de suportar tamanho peso e deve ruir...
Volto ao assunto em breve...
VIGILÂNCIA SANITARIA
Onde foram parar sete camionetes da vigilância sanitária que via projeto de compensação social de Jirau foram entregues ao município. Fontes afirmam que duas foram desviadas da função e atendem ao gabinete do Prefeito. A se investigar...
PARCEIROS
A alegria de governante corrupto são os chamados grandes e tradicionais veículos de comunicação. Nada veem, nada ouvem, nada falam....
BIG BOSS
O candidato Guilherme Erse (PPS), vice de Mariana Carvalho em contato com este escriba esclarece o suposto entrevero que teve com o candidato Mario Portugues.
Tem a ver com um pedido de documentos na Junta Comercial que comprovam que o Portuga não é dono de fato e direito da Distribuidora Coimbra.
Opa, como não? Juro que pensava que Mário era o “big boss”?
BACALHOADA
Disse também que não procede a minha suposição para que não convidassem os dois para uma mesma mesa e ironizou:
- Respeito o “tio Mário” e desde já deixo o convite, para sentarmos, almoçarmos e fecharmos seu apoio para o segundo turno das eleições, garantindo que ele e Mariana já estão de “malas prontas” para o “2º tempo” das eleições municipais.
Fica a dúvida. Qual vai ser o prato? Bacalhau, servido pelo “liso e ensaboado” Garçom???
Na saideira, peço para a Mariana me ligar. Ela, assim como os outros candidatos estão fazendo ( Garçom, Portuga,Aluisio, Marto) , pode entrar em contato para esclarecer a boataria?
Ou prefere levar este escriba para os Tribunais? Pega aí meu numero: 9984-8906....
LULA
Muita gente perguntou o que faltou falar para o ex-presidente Lula ( gravado ) durante sua ligação eleitoral para este escriba...
Aiaiaiaiai – Não provoquem...
- Tipo assim - Olha seu Lulalau, Não achei meu titulo de eleitor na lata do lixo!!!
Quem mandou me ligar????
ENQUANTO ISSO NO FACEBOOK