Em visita aos empresários e funcionários do comércio na Avenida Nações Unidas, o candidato a prefeito pelo PMDB, médico José Augusto, destacou a imperiosa necessidade de providências a serem adotadas imediatamente após sua posse, em janeiro do próximo ano. Ele enumerou os pontos principais de seu plano de governo, para que a cidade possa deixar no passado a situação de verdadeiro abandono em que se encontra e retomar o caminho do desenvolvimento.
- A população de Porto Velho não pode esperar mais para ver solucionadas questões aflitivas, como obras paralisadas, falta de infraestrutura urbana, trânsito caótico, saúde pública deficitária e desalento generalizado em relação às perspectivas para o futuro, especialmente com a aproximação do fim das obras das hidrelétricas. Falta comando na administração municipal da capital de Rondônia, estado que mais cresceu nos últimos anos. Falta fazer com que esse crescimento possa finalmente representar benefícios para a população. Falta mostrar ao povo de Porto Velho que o desenvolvimento pode, sim, ser bom para todos - disse.
José Augusto disse que vai determinar a realização de estudos para identificar as necessidades de mão de obra do mercado de trabalho e elaborar convênio com órgãos de formação e capacitação para que possam desenvolver a qualificação profissional adequada. Ao mesmo tempo, vai planejar e identificar oportunidades comerciais com os demais estados através da BR-364, comércio internacional por intermédio da rodovia do pacífico, atrair novas empresas e indústrias e trabalhar as potencialidades do município.
“Além disso, vamos promover cursos de capacitação tecnológica nas diversas áreas industriais da cidade, visando aperfeiçoamento técnico, promover cursos que facilitem a permanência do trabalhador em seu emprego, promover cursos de capacitação e adequação às novas tecnologias para aqueles profissionais que estão afastados do mercado de trabalho, facilitando sua recolocação. E vamos implantar o programa universitário empreendedor, criando mecanismos para estimular e apoiar os universitários recém-formados a abrir o próprio negócio”.
“Mas não é apenas isso. Com as novas oportunidades de trabalho que vamos criar, precisamos fortalecer a realização de cursos profissionalizantes de pequena duração em pontos estratégicos da cidade para atender a demanda por mão de obra qualificada do mercado e formação de profissionais autônomos. E aproveitar com o devido aparelhamento de suas dependências física, as associações de bairros para oferecer cursos de qualificação profissional, facilitando o acesso do trabalhador e evitando deslocamento para outras regiões da cidade.
O candidato do PMDB pretende ampliar a política de microcrédito para pequenos empreendedores, por meio do Banco do Povo, implantar o Programa de Incubadora de Cooperativas para estimular o desenvolvimento da prática do cooperativismo. “Vamos também apoiar as pequenas e médias empresas, favorecendo sua competitividade no mercado e estimular as iniciativas associativas, por meio de grupos de produção, comercialização, compras compartilhadas, cadeias produtivas, associações e cooperativas nos diversos setores da economia” - disse.