Comissão aprova requerimentos de audiência pública do deputado Moreira Mendes

Comissão aprova requerimentos de audiência pública do deputado Moreira Mendes

Comissão aprova requerimentos de audiência pública do deputado Moreira Mendes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dois requerimentos de audiência pública de autoria do deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) foram aprovados, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) na Câmara dos Deputados.
O requerimento 239/2012 será para discutir a aplicação da Lei nº 12.619/12, sancionada no dia 30 de abril. A nova lei regulamenta o exercício da profissão de motoristas do transporte de cargas, alterando a jornada de trabalho e o tempo de direção deste profissional. Após a aprovação, o parlamentar explicou que a data para audiência ainda vai ser definida, mas também justificou a importância de debater o assunto. Segundo Moreira, essa é uma lei complexa, por isso é necessário ouvir os que estão se sentindo prejudicados, os motoristas.
Essa é uma lei recente, que regulamenta os trabalhos dos motoristas, mas muito complexa e não dá para aplicar sem uma discussão mais ampla, mais detalhada sobre esse assunto. Tivemos várias manifestações e paralisações nas rodovias brasileiras, os motoristas estão insatisfeitos. Em Rondônia temos muitos  transporte de cargas, por isso quero participar e atuar de perto, para saber como vamos proceder com essa nova lei que já precisa ser modificada, justificou Moreira Mendes.
O parlamentar solicitou também audiência para ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o advogado geral da União, Luís Adams, para debater a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai), sobre o descumprimento da resolução do Supremo Tribunal Federal (STF), no que diz respeito o ato administrativo, através de Portaria ministerial, que estabelece demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e a proibição de extensão e criação de novas terras indígenas.
A Portaria 303/2012 foi publicada em 16 de julho e normatiza a atuação dos advogados públicos e procuradores em relação à demarcação de terras indígenas. Mas a Advocacia-Geral da União (AGU),  prorrogou o prazo para 17 de setembro.
Segundo Moreira, essa é uma discussão que precisa ser feita no Congresso, e cuja solução interessa a todo o País. A Funai está desrespeitando a determinação do STF e vem agindo de forma arbitraria e indiscriminada sobre a demarcação de terras indígenas, é preciso que seja debatido  e esclarecido esse assunto, explicou.
Na próxima quarta-feira (22), Moreira Mendes e membros da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) participarão de uma reunião com o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, para debater a atuação da Funai sobre as reservas indígenas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS