A candidata à prefeita Fátima Cleide (PT) e o seu vice, Miguel de Souza (PR), da Coligação Juntos Para Fazer Mais visitaram nesta quarta-feira, 1º, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM, durante a abertura da Virada Cultural para comemorar o centenário da ferrovia. No evento eles assinaram o documento para reconhecer a estrada como Patrimônio da Humanidade.
“A Estrada de Ferro é um patrimônio do povo de Porto Velho e de Rondônia e reflete a sua origem. Como senadora, ajudei no tombamento da EFMM como Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional. Agora defendo que a estrada seja reconhecida como Patrimônio da Humanidade da Unesco”, afirmou a ex-senadora Fátima Cleide.
Abaixo-assinado
Fátima e Miguel declaram apoio à campanha do Instituto Rondoniense de Turismo – IRTUR que recolhe assinaturas para que a presidenta Dilma Rousseff reconheça a EFMM como patrimônio da humanidade.
Revitalização
O trabalho de revitalização da estrada de ferro integra as ações da atual administração do prefeito Roberto Sobrinho de compensação social pela construção das usinas hidroelétricas de São Antônio e Jirau no Rio Madeira, cuja previsão de conclusão é 2014.
O projeto prevê o retorno do funcionamento das locomotivas como trem turístico no trecho entre a Estação de Porto Velho e Santo Antônio, totalizando aproximadamente 8 quilômetros.