A Rede TV Rondônia, através do programa “Fala Rondônia”, comandado pelo apresentador e jornalista Marcelo Bennesby encerrou nessa quinta-feira, 27, a rodada de entrevistas entre os nove candidatos que disputam a cadeira do Poder Executivo municipal nas eleições deste ano, com a entrevista do candidato Mario Sergio (PMN) da coligação “Porto Velho é a gente que faz”, formada pelas siglas partidárias PCdoB, PRB, PTdoB, PTB e PRTB.
Com segurança e tranquilidade, Mario Sergio fez uma breve explanação das propostas que têm para administrar o município, seguindo os cinco itens pré-determinados pela produção do programa: saúde, educação, mobilidade urbana, transito e pós-usinas.
A entrevista durou meia hora e o candidato teve 3 minutos para responder cada questionamento.
Saúde
Na área da saúde, Mario Sergio destacou a importância de construir mais unidades de saúde e a contratação de agentes de saúde que atuam diretamente com as famílias. “São esses profissionais que fazem o trabalho preventivo de casa em casa, pois é melhor prevenir que remediar. Só que a abrangência ainda é de apenas 60%, precisamos oferecer uma cobertura de 100% com a contratação de mais agentes de saúde”, disse.
Na educação, o candidato afirmou que dinheiro empregado no setor é bem investido. Sabe que precisa de mais escolas para atender as crianças do município e defendeu o ensino integral. “Nossa proposta é ampliar e construir mais estabelecimentos de ensinos, porque a população não brinca em serviço. A cada ano sobe a procura por número de vagas em escolas públicas”, brincou.
Quanto à mobilidade urbana, Mario Sergio disse que esse é um desafio para qualquer administrador. Propõe a criação de corredores rápidos para desafogar o transito da cidade. “Em 2005 eram 60 mil veículos transitando nas ruas, agora são mais de 200 mil e as pessoas continuam querendo ter carro e moto próprios. Como prefeito pretendo trabalhar na sinalização, regulamentar o estacionamento rotativo e organizar os horários de carga e descarga que acabam atrapalhando o fluxo de veículos, principalmente nas zonas comerciais. A conclusão dos viadutos também dará um dinamismo ao transito. Os ainda não finalizados, ao assumir a prefeitura, serão concluídos”, destacou.
Para o transporte coletivo, a proposta é melhorar as condições do ônibus, sem esquecer da acessibilidade e fazer uma reformulação das linhas que são muito antigas. “As linhas de ônibus de Porto Velho têm mais de 20 anos. Nosso projeto é tornar o acesso às comunidades dos bairros da cidade mais ágil. Em nosso plano de governo vamos destinar ônibus que façam o trajeto ao setor prisional e aos ribeirinhos”, enfatizou.
Nas áreas de esporte e lazer, o candidato a prefeito, disse que tem um carinho especial, pois representou Rondônia em nível nacional como atleta de natação. “Quando falamos em esporte temos que salientar que são duas vertentes: esporte de alto rendimento e o de base. Temos propostas para tornar o de alto de rendimento e o de base independentes. Porque sei o quanto os atletas perecem com a falta de incentivos”, frisou.
Mario Sergio defendeu a criação da guarda municipal para ajudar na segurança e o sistema de monitoramento das praças. “Nossa intenção é instalar equipamentos de ginástica em todas as praças, como os existentes no Parque da cidade. Equipamentos baratos e que são apropriados para ficar ao ar livre e que vai ajudar na saúde e bem estar da população”, observou. Mario Sergio acrescentou ainda que é mais fácil construir praças do que realizar a manutenção.
O efeito pós-usinas não é um bicho de sete cabeças para Mario Sergio, que garantiu ter propostas para gerar em torno de 5 mil empregos. “A população vai conhecer o projeto no decorrer da campanha”, garantiu.
Questionado se seria um candidato de oposição à administração Roberto Sobrinho, Mario Sergio esclareceu dizendo que nem podia, mesmo porque fez parte da administração por 7 anos, o que o deixa com uma certa vantagem entre os demais candidatos à Prefeitura, por saber como funciona a máquina administrativa. Afirmou que a administração Roberto Sobrinho fez muito pelo município, até mesmo, mais que todos os prefeitos que passaram pelo Palácio Tancredo Neves. “A prefeitura teve pontos positivos e isso precisamos reconhecer e valorizar. Os negativos não podemos deixar de apontar. Por isso, o que deu certo vamos manter e melhorar”, esclareceu.
Campanha
Sobre a campanha eleitoral, Mario Sergio disse acreditar que será de alto nível, com os candidatos mostrando propostas viáveis que possam proporcionar qualidade de vida a população e mudar a cara da cidade. “A população não quer ver e ouvir candidatos falarem mal dos concorrentes. Quer propostas palpáveis”, finalizou.