Coluna do Servidor – Por Carlos Terceiro

Coluna do Servidor – Por Carlos Terceiro

Coluna do Servidor – Por Carlos Terceiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Transposição
Em Brasília, durante a semana passada, fui na AGU em busca de informações sobre a transposição. Resultado: não tem nada definido ainda sobre o assunto. O que se sabe é que o parecer 009/2011 está valendo e por enquanto somente os servidores até 1987 serão transpostos. Para isso, basta ler. A bancada tenta modificar o texto, essa é a única novidade.
Sindler
Até agora ninguém sabe o que está acontecendo de fato com a atual diretoria do Sindler, sob o comando do advogado Raimundo Façanha. Depois de uns “desentendimentos” com um diretor, a coisa está acalmando por lá. Os filiados estão indignados com a compra de um carro. Eles queriam que a atual presidência melhorasse a sede social. Na última Assembléia Geral para aprovação das contas da gestora passada, compareceram apenas meia dúzia. Está ficando difícil...
Demissão confirmada
A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a demissão de 12 servidores do Ministério da Agricultura (Mapa), envolvidos em fraudes em licitações, desvio de verbas, extração ilegal de madeiras, cultivo e venda irregular de produtos agrícolas, e criação de abelhas e comercialização de mel sem autorização legal.
Em mandado de segurança, eles pediam ao STF a anulação do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que determinou a demissão dos servidores, sob alegação de que houve ofensa à ampla defesa; que a comissão processante seria formada por agentes administrativos sem formação em auditoria ou contabilidade; e que as contas foram aprovadas pelos Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). O STF concordou com a defesa e negou o pedido dos servidores, mantendo a demissão.
Indireta para Dilma
O comandante do Exército, general Enzo Peri, aproveitou a presença da presidente Dilma Rousseff na solenidade em comemoração ao Dia do Exército, ontem, e mandou uma indireta em defesa de melhores remunerações para os militares. Ao discursar, o comandante disse que o soldado é "despojado de si mesmo e desapegado de interesses materiais", mas precisa de "meios" para cumprir sua missão. E foi além: “Sua ambição é ter meios para que possa bem cumprir sua missão, sem submeter-se a riscos desnecessários. Entretanto, por trás desse homem há uma família – o bem mais caro de todos nós –, onde repousa seu coração, e que precisa de condições compatíveis para viver com dignidade", afirmou. Esperado por 568 mil militares ativos, inativos e pensionistas das Forças Armadas, o reajuste dos soldos e pensões ganhou amparo legal e indicação de custeio. O dispositivo está na Lei Orçamentária deste ano, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. (Ponto do Servidor-Clicabrasília).
Cadastro dos Demitidos
A criação do Cadastro Nacional de Servidores Demitidos (CNSD) está em análise na Câmara dos Deputados. O objetivo da proposta (Projeto de Lei 3287/12), do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), é impedir, por meio de normas legais, o acesso ao serviço público de candidatos incompatíveis com a atividade. Conforme a Lei 8.112/90, a demissão ou a destituição de cargo em comissão incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal pelo prazo de cinco anos, quando ocorrer pelos seguintes motivos: uso do cargo para obter proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da função pública; atuação, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas. “Sem um cadastro que concentre as informações sobre servidores demitidos, num País com as dimensões do Brasil, com mais de 5.500 municípios, não há como a autoridade pública averiguar se o pleiteante ao cargo público está com a ficha limpa”, afirma o deputado.
Sinpfetro
Complicada a ação do atual presidente do Sindicato dos Policiais Civis Federais, o guajaramiriense Airton. Pelo que ele deixa transparecer, recebeu o sindicato sem nenhuma “ruela” para tocar para frente. Com a palavra o ex-presidente Valdir Vargas...
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS