Ação meritória - Por Valdemir Caldas

Ação meritória - Por Valdemir Caldas

Ação meritória  - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil é um país em que a maioria dos administradores da coisa pública gerencia mal os recursos financeiros que lhes chegam às mãos para promover ações de interesse da população.
Aqui e acolá o Tribunal de Contas de Rondônia vem obrigando ex-governadores, ex-prefeitos, dentre outros ordenadores de despesas, a ressarcirem os cofres públicos por conta de supostas ilicitudes.
Há que se destacar, contudo, o trabalho de caráter preventivo realizado pelo TCE-RO. Dias atrás, o Tribunal impediu que milhões de recursos do contribuinte fossem torrados, indevidamente, em licitações fraudulentas.
É bem verdade que muitos desses administradores, por não conhecerem os parâmetros legais, acabam se deixando iludir pelo canto de sereia de auxiliares canalhas.
Outros, porém, sabem perfeitamente o que estão fazendo e agem, deliberadamente, no sentido de burlar os procedimentos recomendados para a gestão dos recursos financeiros, abroquelados na impunidade reinante.
O lado desanimador de tudo isso, no entanto, não se restringe a eventuais patacoadas praticadas por um ou outro membro daquela Corte, até porque não seria justo lançar a credibilidade da instituição na pocilga só porque um dos seus caiu em desgraça, mas no que se refere ao trâmite mesmo das ações de condenação.
Como a execução das penas costuma se arrastar por anos a fio, os processos enviados ao Ministério Público acabam recebendo inúmeras protelações, dificultando, destarte, a punição exemplar dos réus.
No fundo, os ladravazes do erário acreditam que estão acima de tudo e de todos, que realmente vivemos num país onde políticos e administradores fichas sujas são tratados com condescendência pela Justiça. Mas os fatos recomendam que eles comecem a colocar as barbas de molho e tenham outras posturas.
O Tribunal de Contas de Rondônia vem sinalizando para uma ação cada vez mais firme do órgão em relação aos dilapidadores do erário. A sociedade também pode e deve contribuir com a ação meritória do TCE, tornando-se ela própria mais atuante e vigilante, não esperando, apenas, pelos poderes fiscalizadores.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS